Stickers: inserção e visibilidade no espaço urbano

Autores/as

  • Diogo Andrade Bornhausen

Palabras clave:

Sticker, Espaço urbano, Comunicação, Visibilidade

Resumen

Este trabalho visa destacar a formação dos “stickers” no espaço urbano, como adesivos que propõem novas visualidades, significações e diálogos a estes locais, e que enfrentam na dinamicidade de sua propagação características particulares perante as outras intervenções visuais. Sua reprodução, bem como a visibilidade alcançada, os coloca em um duplo jogo de exposição, seja potencializando as capacidades comunicativas do espaço urbano através de sua estetização, ou por uma decorrente crise de visibilidade derivada da superexposição de imagens que satura o olhar do receptor, ressoando características próprias do desgaste visual que torna a leitura, acerca da espacialidade, homogênea e ilegível.

Biografía del autor/a

Diogo Andrade Bornhausen

Diogo Andrade Bornhausen é mestrando em Comunicação e Semiótica (PEPGCOS/PUC-SP) e Especialista em Sócio-Psicologia pela FESPSP. É membro do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, onde desenvolve pesquisas sobre os estudos da imagem, atualmente trabalhando com as formações de imagens no espaço urbano.

Cómo citar

Bornhausen, D. A. (2012). Stickers: inserção e visibilidade no espaço urbano. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9545