Banheiros, bastidores e um manto-manifesto

Pichação e bordado como instrumentos de resistência feminina

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71777

Mots-clés :

Pichação, Bordado, Gênero, Arte política, Experimento artístico

Résumé

Com o objetivo de evidenciar e colocar em perspectiva histórica o papel da pichação e do bordado como meios de expressão politica feminina, o artigo se desenvolve em três partes. A primeira enfoca a pichação (em especial a pichação em banheiros) como meio de expressão e posicionamento político de mulheres na contemporaneidade. A segunda faz o mesmo com o bordado, uma arte manual tradicionalmente ligada ao feminino, que nas últimas décadas também vem sendo dotada de caráter político. Por fim, relata-se um experimento artístico: a produção de um manto-manifesto, criado coletivamente por mulheres de diferentes estratos sociais, raças e orientações sexuais, que integra a linguagem da pichação e a do bordado como meio de expressão política.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniela de França Macedo, Centro Universitário Senac

Graduanda em Design de Moda pelo Centro Universitário Senac.

Emerson Silva Meneses, Centro Universitário Senac

Professor do curso de Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP.

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Publié-e

2025-06-16

Comment citer

Macedo, D. de F., & Meneses, E. S. (2025). Banheiros, bastidores e um manto-manifesto: Pichação e bordado como instrumentos de resistência feminina. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e71777. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e71777