Entre o documento e a prática

Reflexões sobre o PPP e a realidade escolar do Cetise-BA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72332

Mots-clés :

Projeto Político Pedagógico, Educação de Campo, Inventário de Realidade, Participação Escolar

Résumé

Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em andamento que busca demonstrar o potencial formativo do Inventário da Realidade na Organização do Trabalho Pedagógico no ensino de Geografia no Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão-BA (CETISE). Tem como objetivos específicos analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, investigando seus princípios, diretrizes e concepções, com ênfase na relação entre a proposta educacional e a realidade dos estudantes oriundos do campo, além de discutir a possibilidade de reestruturação do PPP em diálogo com a comunidade escolar, com base nos resultados do Inventário da Realidade. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental. Os resultados apontam um descompasso entre o PPP e a prática pedagógica. Conclui-se que o PPP deve ser constantemente revisitado, considerando as especificidades do território e da realidade escolar.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana da Silva Correia, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação do Campo: Trabalho, Contra-Hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB/CAECDT). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão – BA.

Maria Jucilene Lima Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo: Trabalho, Contra-Hegemonia e Emancipação Humana (GPEC/UNEB/CAECDT).

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Publié-e

2025-08-07

Comment citer

Correia, J. da S. ., & Ferreira, M. J. L. (2025). Entre o documento e a prática: Reflexões sobre o PPP e a realidade escolar do Cetise-BA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72332. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72332