Entre o documento e a prática
Reflexões sobre o PPP e a realidade escolar do Cetise-BA
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72332Mots-clés :
Projeto Político Pedagógico, Educação de Campo, Inventário de Realidade, Participação EscolarRésumé
Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em andamento que busca demonstrar o potencial formativo do Inventário da Realidade na Organização do Trabalho Pedagógico no ensino de Geografia no Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão-BA (CETISE). Tem como objetivos específicos analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, investigando seus princípios, diretrizes e concepções, com ênfase na relação entre a proposta educacional e a realidade dos estudantes oriundos do campo, além de discutir a possibilidade de reestruturação do PPP em diálogo com a comunidade escolar, com base nos resultados do Inventário da Realidade. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental. Os resultados apontam um descompasso entre o PPP e a prática pedagógica. Conclui-se que o PPP deve ser constantemente revisitado, considerando as especificidades do território e da realidade escolar.
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© Juliana da Silva Correia, Maria Jucilene Lima Ferreira 2025

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