Da técnica à expressão

Análise da aplicação da técnica vocal nos alunos de canto lírico da Escola de Música do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72635

Palabras clave:

Canto lírico., Técnica vocal., EMEM.

Resumen

A voz é um dos instrumentos indispensáveis para o desempenho de diversas atividades profissionais e sociais. No meio artístico os cantores líricos necessitam de técnicas e hábitos capazes de auxiliar na construção da performance almejada, cuidados esses que são indispensáveis no processo de formação do profissional da voz. Diante disso, surgiu a necessidade de se analisar como a técnica vocal influencia na rotina dos alunos do nível técnico de canto lírico da EMEM, bem como observar as diferentes técnicas adotadas pelos professores do núcleo e comparar os resultados dos alunos mediante a aplicação dos questionários. A pesquisa é de caráter qualitativo com referências bibliográficas alcançadas por meios virtuais, a aplicação de um questionário com os alunos do nível técnico e entrevista com o coordenador do núcleo de canto. Os resultados obtidos foram parcialmente iguais, pois os alunos desempenhavam tarefas parecidas fora de sala de aula, levando à conclusão de que os hábitos fogem à consciência vocal.

Biografía del autor/a

João Costa Gouveia Neto, Universidade Estadual do Maranhão

Professor efetivo do Departamento de Artes e Educação Física do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, atuando nos Cursos de Música Licenciatura presencial e a distância, e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEMA. Doutor em Educação (2022), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí (2010). Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e em Música pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Música, Educação, Ensino e História - GIMEEH, cadastrado no CNPq. Tenho experiência na área de História e música, com ênfase nas vivências musicais do Brasil imperial, nos seguintes eixos: músicos e professores (as) de música, ensino de música, aulas de música, cultura material escolar, teatro, companhias líricas, festa, dança, gosto musical, jornais. E no séculos XX e XXI sobre a produção discente dos Cursos de Música Licenciatura presencial e a distância. Atualmente sou Coordenador do Curso de Música Licenciatura EaD da UEMA.

Estéfane Costa Barros, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Música Licenciatura presencial na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e formada em Canto Lírico pela Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM). Atua na área de técnica vocal, com interesse na relação entre técnica e expressividade no canto. Participou de eventos artísticos e acadêmicos nas duas instituições, além de integrar projetos de extensão e programas como o PIBID (2018) e o PIBIC (desde 2024), sob orientação do professor João Gouveia. 

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Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Gouveia Neto, J. C., & Barros, E. C. (2025). Da técnica à expressão: Análise da aplicação da técnica vocal nos alunos de canto lírico da Escola de Música do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72635. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72635