História e narrativa
Hayden White, Frank Ankersmit e algumas questões sobre historiografia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e70169Parole chiave:
Narrativismo, Historiografia, Enredo, Representação, ObjetividadeAbstract
O artigo investiga alguns aspectos da Filosofia Narrativista da História ⎼ narrativismo ⎼ e como esta influenciou nas percepções teóricas da História enquanto disciplina. Através da análise das obras de autores como Hayden White e Frank Ankersmit, busca-se compreender como o enredo, a representação e a subjetividade influenciam a escrita da história. O objetivo é demonstrar que a História não é uma mera reconstrução científica do passado, mas sim uma construção cultural e social, balizada, também, por escolhas narrativas. A metodologia adotada consiste em uma análise crítica de algumas teorias narrativistas, com base em uma revisão bibliográfica de obras clássicas acerca do tema. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do narrativismo para a compreensão da natureza do conhecimento histórico e desafiam a noção de uma história objetiva e neutra.
Riferimenti bibliografici
ANKERSMIT, Frank. Narrative Logic: a semantic analysis of the historian’s language. The Hague: Martinus Nijhoff Publishers, 1983.
ANKERSMIT, Frank. History and Tropology: the rise and fall of metaphor. Berkley: University of California Press, 1994.
ANKERSMIT, Frank. Historical Representation. Stanford: Stanford University Press, 2001.
ANKERSMIT, Frank. The Necessity of Historicism. Journal of the Philosophy of History, Vol. 4, n. 1, 2010, p. 226-240.
ANKERSMIT, Frank. Truth in History and Literature. Narrative. Vol. 18, n. 1. Janeiro, 2010, p. 29-50.
ANKERSMIT, Frank. Giro Lingüístico, Teoría Literaria y Teoría Histórica. Organização: Verónica Tozzi. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2011.
ANKERSMIT, Frank. Meaning, Truth and Reference in Historical Representation. Ithaca: Cornwell University Press, 2012a.
ANKERSMIT, Frank. A Escrita da História: a natureza da representação histórica. Trad. Jonathan Menezes et al. Londrina: Eduel, 2012b.
ANKERSMIT, Frank & TAMM,Marek. Leibnizian philosophy of history: a conversation. Rethinking History, 2016. DOI: 10.1080/13642529.2016.1134931.
BADE, Luiz Henrique Bechtlufft. As Ideias Gerais do Narrativismo. Episteme Transversalis. Vol 15, n. 1, p. 256-279, 2024.
BARROS, José D’Assunção. Objetividade e subjetividade no conhecimento histórico: a oposição entre os paradigmas positivista e historicista. Revista Tempo, Espaço e Linguagem, v. 1, p. 73-102, 2010.
BARROS, José D’Assunção. Teoria da História: a Escola dos Annales e a Nova História. Petrópolis: Editora Vozes, 2012a.
BARROS, José D’Assunção. Historicismo:notas sobre um paradigma. Antíteses. V. 5, N. 9, pp. 391-419, 2012b.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.
DOSSE, François. A História em migalhas: Dos Annales à Nova História. Bauru: EDUSC, 2003.
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. Trad. Cesar Augusto Mortari. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
HANSON, Norwood Russell. Patterns of Discovery: an inquiry into the conceptual foundations of science. Londres: Cambridge University Press, 1961.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
KUHN, Thomas. O Caminho desde a Estrutura. Trad. Cesar Mortari. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
KUHN, Thomas. A Incomensurabilidade na Ciência: os últimos escritos de Thomas S. Kuhn. Org. Bojana Mladenovic. Trad. Alexandre Alves. São Paulo: Editora Unesp, 2024.
KUUKKANEN, Jouni-Matti. Postnarrativist Philosophy of Historiography. Londres: Palgrave Macmillan, 2015.
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. A Monadologia e Outros Textos. Trad. Fernando Luiz Barreto Gallas e Souza. São Paulo: Editora Hedra Ltda., 2009.
MINK, Louis. Historical understanding. Ithaca: London: Cornell University Press, 1987.
OAKESHOTT, Michael. On history and other essays. Indianapolis: Liberty Fund, 1999 [original de 1983].
PAUL, Herman. Hayden White: The Historical Imagination. Cambridge; Malden: Polity Press, 2011.
REIS, José Carlos. Escola dos Annales: A inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
REIS, José Carlos. Da história global à história em migalhas: o que se ganha, o que se perde? In: REIS, José Carlos. História & Teoria: Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 3ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, pp. 67-96.
RICON, Leandro Couto Carreira. Das Filosofias Positivistas da História à Eduação Histórica Conservadora: Comte, Buckle e Durkheim. Revista Virtual EN_FIL - Encontros com a Filosofia, v. 8, p. 79-92, 2020.
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
WHITE, Hayden. The Content of the Form. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1987.
WHITE, Hayden. Meta-História: A Imaginação Histórica do Século XIX. 2ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
WHITE, Hayden. The Fiction of Narrative: essays on History, Literature and Theory. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2010.
WHITE, Hayden. O passado prático. ArtCultura. Uberlândia, v. 20, n. 37, p. 9-19, jul.-dez. 2018.
WHITE, Hayden. Figural Realism: studies in the mimesis effect. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2019.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Luiz Henrique Bechtlufft Bade, Leandro Couto Carreira Ricon

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.

