A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1239-1262

Palavras-chave:

Pensamento reflexivo, Pedagogia a distância, Teoria e prática.

Resumo

O paradigma do professor reflexivo visa superar a compreensão dicotômica da educação que separa o saber do fazer e a teoria da prática. Essa tendência busca romper com a prática prescritiva e instrumental ao potencializar as finalidades da reflexão na formação inicial e continuada como estratégia que aproxime a universidade da escola. O texto discute, analisa e detalha um estudo realizado sob essa ótica em uma formação de professores em um curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo relata uma pesquisa sobre o desenvolvimento do sujeito reflexivo, interpretado pela perspectiva construtivista da formação de “possíveis”. A análise foi realizada considerando categorias e descritores de níveis evolutivos de criação de novas possibilidades cognitivas. Os resultados indicam que a formação reflexiva pode ser evidenciada por reorganizações e reconstruções durante o processo reflexivo realizado ao longo do curso, em que os sujeitos problematizam e articulam conhecimentos teóricos e a suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Luciana Boff Turchielo, "Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro"

Pedagoga e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPG-EDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora doutora no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS).

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Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Artigos