Desafios e possibilidades na rede municipal de educação de Diadema na gestão 2021-2024 a partir da prática curricular da Justiça Curricular
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e69412Palavras-chave:
Justiça Curricular, Projeto Político Pedagógico Participativo, Educação Integral, políticas públicas, legitimaçãoResumo
O estudo da experiência de Diadema (2021-2024) a partir da proposta da Justiça Curricular revela-se como um contraponto aos avanços neoliberais porque é orientado a partir da participação social e da promoção da dignidade humana. Este artigo analisa os desafios e possibilidades desse conceito e seus desdobramentos práticos nas políticas públicas e práticas pedagógicas da rede municipal de Diadema, legitimando a experiência da história do Município e do país. Utiliza-se da categoria legitimidade, da Teoria Crítica da Educação, da proposta da Justiça Curricular, da justiça social pluralista e do ciclo de políticas como referencial teórico. A metodologia qualitativa adota a análise de conteúdo de documentos públicos. Diadema destaca-se como referência de legitimação e busca por Justiça Curricular, apesar dos desafios enfrentados.
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