Potencial evocado auditivo Mismatch Negativity em músicos adultos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p490-499Palavras-chave:
Potenciais evocados auditivos, Eletrofisiologia, MúsicaResumo
Introdução: Mismatch Negativity (MMN) é um exame objetivo que não depende da realização de tarefas nem da atenção do sujeito. Tem sido utilizado para estudar o processamento auditivo relacionado à detecção automática de mudanças auditivas. Objetivo: Analisar latências e amplitudes do MMN em músicos adultos e comparar os resultados com um grupo controle de não músicos normouvintes. Método: Estudo transversal e comparativo. A amostra foi composta por 69 sujeitos, 40 sujeitos não músicos (grupo controle) e 29 sujeitos músicos (grupo estudo) todos com no mínimo três anos de experiência musical e idades superiores a 18 anos. Todos realizaram avaliação auditiva periférica e o MMN. Resultados: A média das latências e amplitudes do grupo controle foram, respectivamente, 173,61ms (±49.80) e 4,25µV (±3.60) e do grupo estudo foram, respectivamente, 144,23ms (±17.58) e 5,12µV (±2.73). Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos por orelha (p<0,05), sendo a média das latências e amplitudes do grupo estudo de 140,08ms na orelha direita e 148,37ms na orelha esquerda, e 4,83µV na orelha direita e 5,41µV na orelha esquerda. Conclusão: O grupo de músicos apresentou melhores resultados, como menor latência e maior amplitude do MMN, evidenciando melhor processamento do estímulo acústico em nível central.
Downloads
Metrics
Referências
Kuchenbuch A, Paraskevopoulos E, Herholz SC, Pantev C. Audio-tactile integration and the influence of musical training. PLoS One. 2014; 9(1): e85743.
Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007; 73(6): 793-802.
Quiroga-Martinez DR, C Hansen N, Højlund A, Pearce M, Brattico E, Vuust P. Musical prediction error responses similarly reduced by predictive uncertainty in musicians and non-musicians. Eur J Neurosci. 2020; 51(11): 2250-69.
Crippa BL, Aita, ADC, Ferreira, MIDC. Padronização das respostas eletrofisiológicas para o P300 em adultos normouvintes. Distúrb Comum. 2011; 23(3): 325-33.
Sanju, HK, Kumar, R. Research Suggests New Avenues for Music Training in Aural Rehabilitation. Hearing Review. 2015; 22(8): 34.
Yashaswini L, Maruthy S. Effect of Music Training on Categorical Perception of Speech and Music. J Audiol Otol. 2020 Jul; 24(3): 140-148.
Matas CG, Hataiama NM, Gonçalves IC. Estabilidade dos potenciais evocados auditivos em indivíduos adultos com audição normal. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011; 16(1): 37-41.
Perez VB, Miyakoshi M, Makeig SD, Light GA. Mismatch negativity reveals plasticity in cortical dynamics after 1-hour of auditory training exercises. Int J Psychophysiol. 2019: 145: 40-47.
Schwade LF, Didoné DD, Sleifer P. Auditory evoked potential mismatch negativity in normal-hearing adults. Int Arch Otorhinolaryngol. 2016; 20(3): 13-21.
Arndt C, Schlemmer K, van der Meer E. Same or different pitch? Effects of musical expertise, pitch difference, and auditory task on the pitch discrimination ability of musicians and non-musicians. Exp Brain Res. 2020: 238(1): 247-258
Roggia SM. Mismatch Negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, eds. Tratado de Audiologia. São Paulo, Brasil: Santos; 2015: 151-9.
Sanju HK, Kumar P. Pre-attentive auditory discrimination skill in Indian classical vocal musicians and non-musicians. J Otol. 2016;11(3): 102-110.
Fitzgerald K, Todd J. Making Sense of Mismatch Negativity. Front Psychiatry. 2020; 11; 11: 468.
Davis H, Silverman RS. Hearing and deafness. Nova York, NY: Holt, Rinehart & Winston; 1970: 522.
Jerger J. Clinical experience with impedance audiometry. Arch Otolaryngol. 1970; 92(4): 311-24.
Kliuchko M, Brattico E, Gold BP, Tervaniemi M, Bogert B, Toiviainen P, Vuust P. Fractionating auditory priors: A neural dissociation between active and passive experience of musical sounds. PLoS One. 2019; 3;14(5): e0216499.
Crespo-Bojorque P, Monte-Ordoño J, Toro JM. Early neural responses underlie advantages for consonance over dissonance. Neuropsychologia. 2018; 117: 188-198.
Mandikal Vasuki PR, Sharma M, Ibrahim RK, Arciuli J. Musicians’ Online Performance during Auditory and Visual Statistical Learning Tasks. Front Hum Neurosci. 2017; 14; 11: 114.
Sanju HK, Kumar P. Enhanced auditory evoked potentials in musicians: A review of recent findings. J Otol. 2016; 11(2): 63-72.
Meha-Bettison K, Sharma M, Ibrahim RK, Mandikal Vasuki PR. Enhanced speech perception in noise and cortical auditory evoked potentials in professional musicians. Int J Audiol. 2018; 57(1): 40-52.
Buranelli G, Barbosa MB, Garcia CFD, Duarte SG, Marangoni AC, Coelho LMFR et al. Verificação das respostas do Mismatch Negativity (MMN) em sujeitos idosos. Braz J Otorhinolaryngol. 2009; 75(6): 831-8.
Aerts A, Mierlo PV, Hartsuiker RJ, Santens P, Letter MD. Sex differences in neurophysiological activation patterns during phonological input processing: an influencing factor for normative data. Arch Sex Behav. 2015; 44(8): 2207-18.
Ikezawa S, Nakagome K, Mimura M et al. Gender differences in lateralization of mismatch negativity in dichotic listening tasks. Int J Psychophysiol. 2008; 68(1): 41-50.
Boh B, Herholz SC, Lappe C, Pantev C. Processing of complex auditory patterns in musicians and nonmusicians. PLoS One. 2011; 6(7): e21458.
Brown CJ, Jeon EK, Driscoll V, Mussoi B, Deshpande SB, Gfeller K, Abbas PJ. Effects of Long-Term Musical Training on Cortical Auditory Evoked Potentials. Ear Hear. 2017; 38(2): e74-e84.
Vuust P, Brattico E, Seppanen M, Näätänen R, Tervaniemi M. Practiced musical style shapes auditory skills. Ann N Y Acad Sci. 2012; 1252: 139-46.
Tang W, Xiong W, Zhang Y, Dong Q, Nan Y. Musical experience facilitates lexical tone processing among Mandarin speakers: Behavioral and neural evidence. Neuropsychologia. 2016; 91: 247-53.
Nichols ES, Grahn JA. Neural correlates of audiovisual integration in music reading. Neuropsychologia. 2016; 91:199-210.
Amemiya K, Karino S, Ishizu T, Yumoto M, Yamasoba T. Distinct neural mechanisms of tonal processing between musicians and non-musicians. Clin Neurophysiol. 2014; 125(4): 738-47.
Lappe C, Lappe M, Pantev C. Differential processing of melodic, rhythmic and simple tone deviations in musicians and MEG study. NeuroImage. 2016; 124(Pt A): 898–905.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lissandro Werlang do Nascimento, Laura Flach Schwade, Dayane Domeneghini Didoné, Pricila Sleifer
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.