Habilidades cognitivas envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular

revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e55278

Palavras-chave:

Cognição, Disfunção Cognitiva , Testes de Função Vestibular, Vertigem, Reabilitação.

Resumo

Introdução: a literatura relata a associação entre o desequilíbrio e o comprometimento cogntivo, porém não é clara sobre quais habilidades cognitivas estão envolvidas com o sistema vestibular. Objetivo: avaliar quais habilidades cognitivas então envolvidas na avaliação e reabilitação vestibular em indivíduos jovens adultos e idosos. Estratégia de pesquisa: trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada entre julho e outubro de 2020, os artigos foram selecionados por meio das principais bases de dados da saúde MEDLINE via PubMed, LILACS via Portal Regional da BVS; Cochrane, Scopus, Web of Science, e CINAHL acesso via Portal CAPES, utilizando os descritores “Cognition” OR “Cognitive Dysfunction” AND “Vestibular Function Tests” AND “Vertigo” AND “Vestibular Rehabilitation” e seus correlatos em português e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos publicados até 2020 que investigaram a cognição com avaliação e reabilitação vestibular (tradicional e/ou com tecnologias) em indivíduos acima de 18 anos. Foram excluídos artigos que não possuíam texto completo disponível ou que utilizaram outra forma de tratamento. Resultados: dos 6965 artigos resultantes da busca inicial, 16 foram incluídos na presente revisão por satisfazerem os critérios de inclusão. Destes, 12 são estudos transversais, e quatro, estudos longitudinais. Conclusão: observou-se relação entre disfunção vestibular uni e bilateral com a memória de trabalho, funções executivas, navegação espacial e atenção. Nos estudos que realizaram a reabilitação vestibular encontrou-se melhora das habilidades cognitivas em geral, capacidade visuoespacial, atenção, funções executivas, memória de trabalho espacial, aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, do controle postural e uma diminuição do sofrimento psicológico.

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Biografia do Autor

Marlon Bruno Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudiólogo, mestre em Ciências Fonoaudiológicas.

Patricia Cotta Mancini, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudióloga, Doutora e Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG, Belo Horizonte, Brasil,

Maria Aparecida Camargos Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Médica, Doutora e Professora do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Belo Horizonte, Brasil.

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Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos