TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Gerson Pastre de Oliveira PUC-SP
  • Jefferson Ricart Pezzeta

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Teoria dos Grafos. Teoria das Situações Didáticas. Matemática Discreta.

Resumo

A resolução de problemas tem sido objeto de estudos e pesquisas no sentido de definir estratégias que facilitem sua adoção nas escolas. Deste ponto de vista, a investigação relatada neste artigo, efetuada tendo como sujeitos um grupo de estudantes do Ensino Médio, utiliza a Teoria dos Grafos como base para a criação de oficinas destinadas a resolver problemas típicos, envolvendo, além dos conceitos básicos da referida teoria, tópicos que abordam questões relativas a percursos econômicos, coloração, contagem, entre outros, no âmbito da Matemática, proporcionando meios para que o aluno estruture e modele o pensamento e as ações de resolução. As reflexões e observações dos sujeitos são trazidas ao longo deste texto, favorecendo análises que levaram em conta as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas e as possibilidades abertas pela teoria dos grafos nas formalizações solicitadas. O suporte teórico foi completado com ideias de autores como Polya e Brousseau (teoria das situações didáticas), com significativas participações no embasamento das oficinas e das estratégias aplicadas na elaboração das sequências empregadas.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Teoria dos Grafos. Teoria das Situações Didáticas. Matemática Discreta.

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Publicado

2016-08-03

Como Citar

Oliveira, G. P. de, & Pezzeta, J. R. (2016). TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29003

Edição

Seção

Artigos