MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Resumo
Este artigo tem por alvo apresentar uma pesquisa que trata do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino. Trata-se do ensino de progressão geométrica em articulação com a música. Nele consta um breve histórico acerca da criação da escala musical temperada a qual se fundamenta no conceito de progressão geométrica. O desenvolvimento das atividades da modelagem seguiu as etapas, de acordo com (Bassanezi, 2013), e foi realizada com um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de um colégio localizado na região metropolitana de São Paulo. A experiência com a aplicação da MM em sala de aula foi exitosa, mas acompanhada também por vicissitudes. Detectamos posturas, por parte de alguns dos alunos, resistentes à implementação da atividade nos moldes que foi sugerida. Creditamos a isso a utilização do livro didático como único instrumento de estudo. Esse geralmente utiliza-se do objeto de estudo para então explorá-lo em situações-problema, as quais, em podem ter pouca relação com fenômenos reais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Indexadores:
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.