MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Autores

  • João Dimas Saraiva dos Santos PUC-SP
  • Douglas Borreio Maciel dos Santos

Palavras-chave:

modelagem matemática, progressão geométrica, música

Resumo

Este artigo tem por alvo apresentar uma pesquisa que trata do uso da modelagem matemática como estratégia de ensino. Trata-se do ensino de progressão geométrica em articulação com a música. Nele consta um breve histórico acerca da criação da escala musical temperada a qual se fundamenta no conceito de progressão geométrica. O desenvolvimento das atividades da modelagem seguiu as etapas, de acordo com (Bassanezi, 2013), e foi realizada com um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio de um colégio localizado na região metropolitana de São Paulo. A experiência com a aplicação da MM em sala de aula foi exitosa, mas acompanhada também por vicissitudes. Detectamos posturas, por parte de alguns dos alunos, resistentes à implementação da atividade nos moldes que foi sugerida. Creditamos a isso a utilização do livro didático como único instrumento de estudo. Esse geralmente utiliza-se do objeto de estudo para então explorá-lo em situações-problema, as quais, em podem ter pouca relação com fenômenos reais.

Metrics

PDF views
2,694
Aug 04 '16Aug 07 '16Aug 10 '16Aug 13 '16Aug 16 '16Aug 19 '16Aug 22 '16Aug 25 '16Aug 28 '16Aug 31 '16Sep 01 '165.0
| |

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

Saraiva dos Santos, J. D., & Maciel dos Santos, D. B. (2016). MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29004

Edição

Seção

Artigos