ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Felipe de Almeida Costa PUC-SP

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns elementos sobre a Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Matemática.  O texto é recorte de nossa pesquisa de mestrado, a qual tem por objetivo desenvolver um trabalho com Modelagem Matemática no Ensino Médio.  Apresentamos no artigo considerações históricas e discussões sobre os meios de utilizar a modelagem na sala de aula, trazendo as indicações de alguns pesquisadores da Educação Matemática. As pesquisas sobre essa temática revelam que a modelagem pode ser utilizada como importante recurso nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática por possibilitar o tratamento de conteúdos matemáticos por meio da problematização e modelação de fenômenos reais e sociais pelos estudantes. E também evidenciam como a modelagem pode enriquecer as aulas de Matemática e favorecer a aprendizagem. Em nosso estudo estamos interessados em introduzir a noção de funções periódicas utilizando a modelagem, mais especificamente a função cosseno como meio de tratar a variação dos índices pluviais de uma região de São Paulo.

Metrics

PDF views
38,043
Aug 04 '16Aug 07 '16Aug 10 '16Aug 13 '16Aug 16 '16Aug 19 '16Aug 22 '16Aug 25 '16Aug 28 '16Aug 31 '16Sep 01 '164.0
| |

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

Costa, F. de A. (2016). ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29005

Edição

Seção

Artigos