ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Felipe de Almeida Costa

Resumo


Neste artigo apresentamos alguns elementos sobre a Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Matemática.  O texto é recorte de nossa pesquisa de mestrado, a qual tem por objetivo desenvolver um trabalho com Modelagem Matemática no Ensino Médio.  Apresentamos no artigo considerações históricas e discussões sobre os meios de utilizar a modelagem na sala de aula, trazendo as indicações de alguns pesquisadores da Educação Matemática. As pesquisas sobre essa temática revelam que a modelagem pode ser utilizada como importante recurso nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática por possibilitar o tratamento de conteúdos matemáticos por meio da problematização e modelação de fenômenos reais e sociais pelos estudantes. E também evidenciam como a modelagem pode enriquecer as aulas de Matemática e favorecer a aprendizagem. Em nosso estudo estamos interessados em introduzir a noção de funções periódicas utilizando a modelagem, mais especificamente a função cosseno como meio de tratar a variação dos índices pluviais de uma região de São Paulo.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Ensino de Matemática; Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Indexadores:

    

 


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional