ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Auteurs

  • Felipe de Almeida Costa PUC-SP

Mots-clés :

Modelagem Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Médio.

Résumé

Neste artigo apresentamos alguns elementos sobre a Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Matemática.  O texto é recorte de nossa pesquisa de mestrado, a qual tem por objetivo desenvolver um trabalho com Modelagem Matemática no Ensino Médio.  Apresentamos no artigo considerações históricas e discussões sobre os meios de utilizar a modelagem na sala de aula, trazendo as indicações de alguns pesquisadores da Educação Matemática. As pesquisas sobre essa temática revelam que a modelagem pode ser utilizada como importante recurso nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática por possibilitar o tratamento de conteúdos matemáticos por meio da problematização e modelação de fenômenos reais e sociais pelos estudantes. E também evidenciam como a modelagem pode enriquecer as aulas de Matemática e favorecer a aprendizagem. Em nosso estudo estamos interessados em introduzir a noção de funções periódicas utilizando a modelagem, mais especificamente a função cosseno como meio de tratar a variação dos índices pluviais de uma região de São Paulo.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2016-08-03

Comment citer

Costa, F. de A. (2016). ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29005

Numéro

Rubrique

Artigos