RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Ingrid Ponvequi Oliveira Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana
  • Alessio Gava Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana http://orcid.org/0000-0002-0426-8392
  • Julio Cezar Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Exploratório, Frações.

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem da matemática representam um caminho notoriamente repleto de dificuldades. Historicamente, tal disciplina sempre foi vista como ‘difícil’ por parte dos estudantes, não apenas no Brasil. É opinião comum que ela exige muito esforço e concentração e que o insucesso está sempre à espreita. Para reverter essa imagem negativa no cotidiano escolar existe uma busca constante por metodologias alternativas, que propiciem e facilitem os referidos processos. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de atividade na perspectiva do Ensino Exploratório, realizada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e finalizada ao ensino de frações. Será mostrado que essa perspectiva de ensino despertou o interesse e a participação dos alunos, proporcionando momentos nos quais os mesmos puderam realizar uma discussão matemática sob a coordenação do professor, característica que distingue o Ensino Exploratório do ensino diretivo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ingrid Ponvequi Oliveira, Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana.

Alessio Gava, Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana

Mestre e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela UFMG, formado em Física pela “Università di Trieste” (Itália)

 

Professor de matemática junto à Universidade Estadual do Paraná - Campus de Apucarana.

Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina. Professor da Educação Básica pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Referências

ANDRINI, A.; VASCONCELLOS, M. Praticando matemática 6. 3.ed. São Paulo: Editora Brasil, 2012.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011.

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In: Canavarro, P., Santos, L. , Boavida, A., Oliveira, H., Menezes, L., & Carreira, S. (Orgs), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática. Portalegre: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2012.

FRANKE, K. L.; KAZEMI, E.; BATTEY, D. Mathematics teaching and classroom practice. In: F. K. Lester (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2007, p. 225-356.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: Lorenzato, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006, p. 3-38.

OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.; CANAVARRO, A. P. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, v. 22, n. 2, p. 29-53, 2013.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Matemática. Curitiba: SEED, 2008.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005, p. 11-34.

STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to better incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, 10 (4), p. 313-340, 2008.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Oliveira, I. P., Gava, A., & Oliveira, J. C. R. de. (2018). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(2), 201–214. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38725

Edição

Seção

Artigos