Numeração na Educação Básica (Anos Iniciais): Algumas Reflexões

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Bruna Nascimento de Souza, Jocielle Chaves, Kelly Maiara Masur da Silva

Resumo


Este artigo tem como finalidade relatar discussões estabelecidas por meio do curso de formação continuada “Numeração na Educação Básica – Anos Iniciais”, que foi ofertado para professores do ensino fundamental I e tinha como uma de suas finalidades repensar a prática docente no que se refere à primeira alfabetização dos conceitos numéricos. O curso foi promovido pela parceria estabelecida entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) do município de Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e buscou refletir sobre os processos de aquisição do conceito de número pela criança, com ênfase ao conteúdo de frações, apontado pelos participantes como o tema gerador de maiores dificuldades. A metodologia utilizada baseou-se na investigação matemática, em problemas motivacionais e no uso de materiais concretos, de forma a promover a compreensão dos conceitos trabalhados. O projeto proporcionou a aproximação entre profissionais do ensino superior e da educação básica, permitindo realizar reflexões sobre pontos de dificuldades dos professores dos anos iniciais em relação a determinados conceitos matemáticos, trazendo assim resultados que podem contribuir para formação inicial e continuada dos educadores.


Palavras-chave


Formação de Professores; Numeração; Ensino de Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. L. A Importância da Matemática nos Anos Iniciais. In: EREMATSUL – Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 22., 2016, Curitiba. Anais ... Curitiba, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/ 2017/11/A-IMPORT%C3%82NCIA-DA-MATEM%C3%81TICA-NOS-ANOS-INICIAS.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCEIEF110518versaofinalsite.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática, Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.

CENTURIÓN, M. Conteúdo e Metodologia da matemática: Números e Operações. São Paulo, Scipione. 1994.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, Ática. 2007.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas, UNICAMP. 2004.

LÜBECK, K. R. M. Reflexos da formação acadêmica na docência universitária. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática. v.12, n. 2, 2017, p. 262-273.

MALDANER, A. Educação Matemática: Fundamentos teórico-práticos para professores dos anos iniciais. Porto Alegre, Mediação. 2011.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica. 2005.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte, Autêntica. 2011.

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro, Zahar. 2012.

STEWART, I. O Fantástico Mundo dos Números: a matemática do zero ao infinito. Tradução G. Schlesinger. Rio de Janeiro, Zahar. 2016.

WALLE, J. A. V. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre, Artmed. 6ª ed. 2009.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p144-169

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional