Numeração na Educação Básica (Anos Iniciais): Algumas Reflexões

Autores/as

  • Kelly Roberta Mazzutti Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu https://orcid.org/0000-0003-4787-1279
  • Bruna Nascimento de Souza Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. https://orcid.org/0000-0003-4397-3497
  • Jocielle Chaves Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. https://orcid.org/0000-0003-2833-5438
  • Kelly Maiara Masur da Silva Licenciada no curso de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu. https://orcid.org/0000-0002-8872-5027

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p144-169

Palabras clave:

Formação de Professores, Numeração, Ensino de Matemática.

Resumen

Este artigo tem como finalidade relatar discussões estabelecidas por meio do curso de formação continuada “Numeração na Educação Básica – Anos Iniciais”, que foi ofertado para professores do ensino fundamental I e tinha como uma de suas finalidades repensar a prática docente no que se refere à primeira alfabetização dos conceitos numéricos. O curso foi promovido pela parceria estabelecida entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) do município de Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e buscou refletir sobre os processos de aquisição do conceito de número pela criança, com ênfase ao conteúdo de frações, apontado pelos participantes como o tema gerador de maiores dificuldades. A metodologia utilizada baseou-se na investigação matemática, em problemas motivacionais e no uso de materiais concretos, de forma a promover a compreensão dos conceitos trabalhados. O projeto proporcionou a aproximação entre profissionais do ensino superior e da educação básica, permitindo realizar reflexões sobre pontos de dificuldades dos professores dos anos iniciais em relação a determinados conceitos matemáticos, trazendo assim resultados que podem contribuir para formação inicial e continuada dos educadores.

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Biografía del autor/a

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu

Professora do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da UNIOESTE, Foz do Iguaçu.

Bruna Nascimento de Souza, Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu.

Curso de Matemática.

Jocielle Chaves, Acadêmica do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu.

Curso de Matemática.

Kelly Maiara Masur da Silva, Licenciada no curso de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.

Curso de Matemática.

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Publicado

2020-12-29

Cómo citar

Lübeck, K. R. M., Souza, B. N. de, Chaves, J., & Silva, K. M. M. da. (2020). Numeração na Educação Básica (Anos Iniciais): Algumas Reflexões. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 144–169. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p144-169

Número

Sección

Artigos