Numeração na Educação Básica (Anos Iniciais): Algumas Reflexões
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p144-169Palabras clave:
Formação de Professores, Numeração, Ensino de Matemática.Resumen
Este artigo tem como finalidade relatar discussões estabelecidas por meio do curso de formação continuada “Numeração na Educação Básica – Anos Iniciais”, que foi ofertado para professores do ensino fundamental I e tinha como uma de suas finalidades repensar a prática docente no que se refere à primeira alfabetização dos conceitos numéricos. O curso foi promovido pela parceria estabelecida entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) do município de Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e buscou refletir sobre os processos de aquisição do conceito de número pela criança, com ênfase ao conteúdo de frações, apontado pelos participantes como o tema gerador de maiores dificuldades. A metodologia utilizada baseou-se na investigação matemática, em problemas motivacionais e no uso de materiais concretos, de forma a promover a compreensão dos conceitos trabalhados. O projeto proporcionou a aproximação entre profissionais do ensino superior e da educação básica, permitindo realizar reflexões sobre pontos de dificuldades dos professores dos anos iniciais em relação a determinados conceitos matemáticos, trazendo assim resultados que podem contribuir para formação inicial e continuada dos educadores.
Métricas
Citas
ALVES, L. L. A Importância da Matemática nos Anos Iniciais. In: EREMATSUL – Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 22., 2016, Curitiba. Anais ... Curitiba, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/ 2017/11/A-IMPORT%C3%82NCIA-DA-MATEM%C3%81TICA-NOS-ANOS-INICIAS.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCEIEF110518versaofinalsite.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática, Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.
CENTURIÓN, M. Conteúdo e Metodologia da matemática: Números e Operações. São Paulo, Scipione. 1994.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, Ática. 2007.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Hygino H. Domingues. Campinas, UNICAMP. 2004.
LÜBECK, K. R. M. Reflexos da formação acadêmica na docência universitária. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática. v.12, n. 2, 2017, p. 262-273.
MALDANER, A. Educação Matemática: Fundamentos teórico-práticos para professores dos anos iniciais. Porto Alegre, Mediação. 2011.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica. 2005.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte, Autêntica. 2011.
PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro, Zahar. 2012.
STEWART, I. O Fantástico Mundo dos Números: a matemática do zero ao infinito. Tradução G. Schlesinger. Rio de Janeiro, Zahar. 2016.
WALLE, J. A. V. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre, Artmed. 6ª ed. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.