O ENSINO DE MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: uma sequência de atividades para o ensino de função do 1º grau com a utilização do software Scratch

Willian Aparecido de Jesus Luditk, Priscila Caroza Frasson Costa, Simone Luccas

Resumo


O presente artigo objetiva compreender as possíveis contribuições da resolução de problemas referente ao conceito de função do 1º grau com a utilização do software Scratch. Para tal, desenvolveu-se algumas atividades com estudantes do 2º ano de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio-PR. A partir destas atividades e das respostas ao questionário entregue ao final, tornou-se possível tecer algumas considerações: evidenciou-se que a utilização do Scratch proporciona o ensino de forma lúdica, construindo diálogos, de modo a responder a situação-problema proposta. Outro fator a se destacar é que o Software pode atuar como instrumento motivador para o ensino de conceitos matemáticos, que vão desde as quatro operações básicas até o trabalho com funções.


Palavras-chave


Recursos Tecnológicos Digitais; Software Scratch; Ensino de Matemática; Função do 1º grau.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p225-241

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional