O discurso coletivo dos licenciados em matemática sobre o uso das tecnologias digitais

Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo

Resumo


O texto apresenta os resultados oriundos de uma pesquisa oriunda do Programa de Pesquisa na Licenciatura, com o título do projeto “Que cultura é essa? As tecnologias digitais e a constituição da identidade professoral”. Esta pesquisa buscou olhar para a formação de professores e identificar elementos que constituem a identidade professoral na formação inicial e continuada. Além disso, tentamos identificar metodologias diferenciadas para o ensino de matemática no contexto das tecnologias digitais. Para o estudo enviamos um questionário através do Google Formulários contendo 5 questões a 5 professores formados em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Grande Dourados nos anos de 2015 e 2016 e que, além disso, trabalham na rede pública de ensino da cidade de Dourados – MS. Para análise de dados, utilizamos o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com a pesquisa mostrou-se necessário olharmos para a nossa própria formação, olhar a cultura que se estabelece nos cursos de formação de professores de matemática. Por fim, ficou notório que a cultura professoral é modificada no seu centro, ou seja, no ato de educar, quando há a presença das tecnologias e quando há o seu uso para a potencialização do ensino.

 


Palavras-chave


Tecnologias digitais; Formação inicial; Identidade professoral; Cultura docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da informação, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.

BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem da Docência em Espaços Institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. In: PRYJMA, M. F.; OLIVEIRA, O. S. O Desenvolvimento Profissional Docente em Discussão. p. 63-77, Curitiba/PR: Ed. UFTPR, 2016.

__________. O bom professor e a sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FIGUEIREDO, T. D. Os Professores de matemática e as Tecnologias Digitais: Uma Cultura Docente em Ação. 2015. 90p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2015.

__________. Professores formadores e os licenciandos em matemática: o enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em um rede fechada de conversações. 2019. 186p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2019.

FIGUEIREDO, T. D.; SALMASIO, J. L.; RAGONI, V. F. Um discurso sobre as tecnologias digitais na formação de professores de matemática. In: Ensino da Matemática em Debate. V. 4, n. 2, p. 145-160, 2017.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias. Papirus editora, 2008.

LEFÈVRE, F. Discurso do Sujeito Coletivo: nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. São Paulo: Andreoli, 2017.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Novos Instrumentos no Contexto da Pesquisa Qualitativa. In: LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C.; TEIXEIRA, J. J. V. (Org.) O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. p. 11-35, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

______. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Libre Livro Editora, 2005.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. 3ª ed. rev. – Campinas, SP; Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores)

RODRIGUES, S. C. Rede de Conversação Virtual: Engendramento Coletivo-Singular na Formação de Professores. 2007. 150p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2007.

SANCHO, J. M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. et al. (Org.) Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre/RS: Artmed, 2006.p. 15-41.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. 2ª Reimpressão. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p170-187

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional