GeoGebra em Dispositivos Móveis: o ensino de geometria na perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores

  • Caciano Cancian Baggiotto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW https://orcid.org/0000-0001-5899-5846
  • Lucí dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW http://orcid.org/0000-0001-6744-9142
  • Vildes Mulinari Gregolin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p349-375

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Dispositivos Móveis, GeoGebra, Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar e descrever  possibilidades de aplicação do GeoGebra para dispositivos móveis, no ensino de geometria, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Trata-se de um tema que coloca em  tela processos educativos amparados em tecnologia digital  fortemente utilizada pelos estudantes: os smatphones. A abordagem realizada acerca da Educação Matemática Crítica, Dispositivos Móveis e GeoGebra foram os pontos fundamentais para a compreensão de como poderiam operar em conjunto e podemos inferir que dessa integração emergem inúmeras possibilidades, das quais destacamos a construção do triângulo, a investigação de um círculo e o exemplo 3D. O estudo nos permite concluir que Cenário para Investigação se apresenta como um ambiente  de aprendizagem inovador que contempla a autonomia do estudante diante da construção do seu conhecimento matemático, mobilizando o seu protagonista nesse processo. No entanto, exige a quebra de paradigmas, tarefa árdua, pois exige posturas , ao qual professor e estudante estão habituados.

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Biografia do Autor

Caciano Cancian Baggiotto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Graduado em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Lucí dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Vildes Mulinari Gregolin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí e graduada em Matemática – URI/FW. Professora  do  Departamento de  Ciências Exatas e da Terra na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Baggiotto, C. C., Bernardi, L. dos S., & Gregolin, V. M. (2020). GeoGebra em Dispositivos Móveis: o ensino de geometria na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 349–375. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p349-375

Edição

Seção

Artigos