GeoGebra em Dispositivos Móveis: o ensino de geometria na perspectiva da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p349-375Palabras clave:
Educação Matemática Crítica, Dispositivos Móveis, GeoGebra, Matemática.Resumen
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar e descrever possibilidades de aplicação do GeoGebra para dispositivos móveis, no ensino de geometria, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Trata-se de um tema que coloca em tela processos educativos amparados em tecnologia digital fortemente utilizada pelos estudantes: os smatphones. A abordagem realizada acerca da Educação Matemática Crítica, Dispositivos Móveis e GeoGebra foram os pontos fundamentais para a compreensão de como poderiam operar em conjunto e podemos inferir que dessa integração emergem inúmeras possibilidades, das quais destacamos a construção do triângulo, a investigação de um círculo e o exemplo 3D. O estudo nos permite concluir que Cenário para Investigação se apresenta como um ambiente de aprendizagem inovador que contempla a autonomia do estudante diante da construção do seu conhecimento matemático, mobilizando o seu protagonista nesse processo. No entanto, exige a quebra de paradigmas, tarefa árdua, pois exige posturas , ao qual professor e estudante estão habituados.
Métricas
Citas
BAGGIOTTO, C. C. Dispositivos móveis: uma ferramenta para o ensino de geometria na perspectiva da educação matemática crítica. 2019. 67 f. Monografia. (Curso de Matemática. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen.
CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 1, n. 1, p. 8-21, 2012.
DANTAS, T. P. Educação matemática. Rio de Janeiro: Abrindo Página, 2017.
D’AMBRÓSIO, U. A relevância do projeto indicador nacional de alfabetismo funcional – INAF como critério de avaliação da qualidade do ensino de Matemática. In. FONSECA, Maria C. F. (Org.) Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4i.ed Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HALMENSCHLAGER, V. L. da S. Etnomatemática: uma experiência educacional. São Paulo: Selo Negro, 2001.
LIPPMANN, L. Ensino da matemática. Curitiba: Iesde Brasil SA, 2009.
ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus editora, 2001.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus editora, 2008.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.