Jogos Digitais Educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p116-138

Palavras-chave:

Jogos digitais, Matemática, Geometria, Multimodalidade, Usabilidade de jogos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar dois jogos digitais educativos: Construtor de Áreas e Geometria no meu quarto, que ensinam conceitos de Geometria para estudantes do ensino básico. Para isso usaremos as lentes teóricas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia(TCAM) e das Heurísticas de usabilidade de jogos propostas por Federoff . Os resultados das análises mostram que os jogos digitais o jogo Construtor de áreas atende a maioria dos princípios da TCAM  e atinge o canal dual dos alunos sem sobrecarga cognitiva e o jogo Geometria no meu quarto, satisfaz a maioria das Heurísticas de usabilidade propostas por Federoff, mas poderia implementar algumas melhorias, como por exemplo: cores mais leves; incentivo por pontuação; usar valores inteiros para os cálculos, focando nos conceitos geométricos; acrescentar som, referentes a erros e acertos, entre outros.

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Biografia do Autor

Aminadabe de Farias Aguiar Queiroz, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Ensino Básico na rede pública estadual do Espírito Santo.

Lúcio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica, Departamento de Matemática Aplicada

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Queiroz, A. de F. A., Fassarella, L. S., & Cardoso, V. C. (2021). Jogos Digitais Educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 116–138. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p116-138

Edição

Seção

Artigos