Jogos Digitais Educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p116-138Palavras-chave:
Jogos digitais, Matemática, Geometria, Multimodalidade, Usabilidade de jogos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar dois jogos digitais educativos: Construtor de Áreas e Geometria no meu quarto, que ensinam conceitos de Geometria para estudantes do ensino básico. Para isso usaremos as lentes teóricas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia(TCAM) e das Heurísticas de usabilidade de jogos propostas por Federoff . Os resultados das análises mostram que os jogos digitais o jogo Construtor de áreas atende a maioria dos princípios da TCAM e atinge o canal dual dos alunos sem sobrecarga cognitiva e o jogo Geometria no meu quarto, satisfaz a maioria das Heurísticas de usabilidade propostas por Federoff, mas poderia implementar algumas melhorias, como por exemplo: cores mais leves; incentivo por pontuação; usar valores inteiros para os cálculos, focando nos conceitos geométricos; acrescentar som, referentes a erros e acertos, entre outros.
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