Jogos Digitais Educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p116-138

Keywords:

Jogos digitais, Matemática, Geometria, Multimodalidade, Usabilidade de jogos.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar dois jogos digitais educativos: Construtor de Áreas e Geometria no meu quarto, que ensinam conceitos de Geometria para estudantes do ensino básico. Para isso usaremos as lentes teóricas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia(TCAM) e das Heurísticas de usabilidade de jogos propostas por Federoff . Os resultados das análises mostram que os jogos digitais o jogo Construtor de áreas atende a maioria dos princípios da TCAM  e atinge o canal dual dos alunos sem sobrecarga cognitiva e o jogo Geometria no meu quarto, satisfaz a maioria das Heurísticas de usabilidade propostas por Federoff, mas poderia implementar algumas melhorias, como por exemplo: cores mais leves; incentivo por pontuação; usar valores inteiros para os cálculos, focando nos conceitos geométricos; acrescentar som, referentes a erros e acertos, entre outros.

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Author Biographies

Aminadabe de Farias Aguiar Queiroz, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica. Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Ensino Básico na rede pública estadual do Espírito Santo.

Lúcio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor na Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica, Departamento de Matemática Aplicada

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Published

2021-05-02

How to Cite

Queiroz, A. de F. A., Fassarella, L. S., & Cardoso, V. C. (2021). Jogos Digitais Educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 116–138. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p116-138

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Artigos