Modelagem Matemática e Educação do Campo: conteúdos emergentes na abordagem de uma situação da vivência dos estudantes

Autores

  • Maykon Jhonatan Schrenk Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Cascavel/PR. https://orcid.org/0000-0002-1448-6596
  • Rodolfo Eduardo Vertuan Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR https://orcid.org/0000-0002-0695-3086

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p320-348

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Matemática, Educação do Campo, Interdisciplinaridade, Modelagem Matemática.

Resumo

Neste trabalho, relatamos uma experiência de sala de aula em uma escola do campo e investigamos quais conteúdos emergem de uma atividade de Modelagem Matemática que envolve os estudantes com situações de sua vivência, mais especificamente, no cuidado da horta escolar. A prática foi realizada com 10 estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do campo localizada em uma cidade do oeste do Paraná que participavam de um projeto no período contraturno, em que eram desenvolvidas atividades de matemática. Foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados as anotações do pesquisador em um diário de campo e os registros das atividades realizadas pelos estudantes em seus cadernos. Já para a organização e a análise dos dados, tomamos como suporte teórico a Análise de Conteúdo, com a construção de categorias a posteriori. A partir da experiência, podemos inferir, dentre outras coisas, que os estudantes perceberam que os conteúdos que eles aprendem e as situações-problemas que eles presenciam em sala de aula podem ter importância para sua vivência fora da escola, principalmente no campo, e vice-versa, compreendendo que é necessário aprender matemática, as outras disciplinas e refletir sobre suas experiências extraescolares nos diferentes contextos, sendo a escola, também neste aspecto, um espaço privilegiado para potencializar seus conhecimentos.

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Biografia do Autor

Maykon Jhonatan Schrenk, Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Cascavel/PR.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Unioeste, Cascavel/PR. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL, Londrina/PR. Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Schrenk, M. J., & Vertuan, R. E. (2020). Modelagem Matemática e Educação do Campo: conteúdos emergentes na abordagem de uma situação da vivência dos estudantes. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 320–348. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p320-348

Edição

Seção

Artigos