SILOGISMO PIAGETIANO EM ADOLESCENTES SUPERDOTADOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p1-22Palavras-chave:
Silogismo, Raciocínio Lógico Matemático, Altas Habilidades/SuperdotaçãoResumo
Apresenta-se pesquisa teórico-empírica que objetivou compreender as singularidades do raciocínio lógico matemático em estudos já publicados e posteriormente em dez alunos altamente habilidosos com idades entre 11 e 14 anos, a partir da epistemologia genética e método clínico piagetiano e com proposição de situação problema utilizando o jogo CONTIG 60. Por meio de análise qualitativa pôde-se verificar escassez de trabalhos para fundamentar a prática docente, assim como constatou-se que os alunos apresentaram desempenho superior aos da sua idade, sendo que as estratégias cognitivas utilizadas quando em jogo foram diferentes. Para resolução de problemas os jovens demonstraram necessidade de mais tempo para concentração diante da atividade proposta e outros ainda, usaram a criatividade para chegarem a um resultado que julgaram correto. A resolução de problemas silogísticos e matemáticos se demonstrou eficiente na compreensão e desenvolvimento das habilidades cognitivas e as situações em que tais habilidades surgem, assim, conclui-se que há significativa importância em os professores da matemática conhecerem conceitos básicos de desenvolvimento infantil, silogismo matemático e raciocínio lógico na orientação de sua prática docente.
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