Um estudo sobre múltiplos e divisores por meio de problemas com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Andresa Maria Justulin UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
  • Larissa Nori Vieira UTFPR/ Câmpus Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p139-160

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Múltiplos, Divisores, Ensino de Matemática.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de 23 alunos, de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior do Paraná, diante da resolução de problemas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Além disso, também foi investigado se os participantes compreendem os conceitos de números primos, de máximo divisor comum e de mínimo múltiplo comum, sabendo aplicá-los na resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo os dados produzidos através da aplicação de uma atividade diagnóstica. Por meio da análise dos dados foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuem quanto à resolução de problemas, tanto na interpretação, quanto na execução de operações básicas.

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Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP. Departamento de Matemática da UTFPR. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática. Professora do programa de pós-Graduação em ensino de Matemática (PPGMat), câmpus Cornélio Procópio/ Londrina.

Larissa Nori Vieira, UTFPR/ Câmpus Cornélio Procópio

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática, da UTFPR, câmpus Cornélio Procópio.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Justulin, A. M., & Vieira, L. N. (2021). Um estudo sobre múltiplos e divisores por meio de problemas com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 139–160. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p139-160

Edição

Seção

Artigos