PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS

a produção em Ensino de Ciências e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p73-91

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Produtos educacionais, Área de ensino, Matemática.

Resumo

Com a criação dos cursos de Mestrado Profissional (MP) e sua institucionalização no Brasil em 1998, ações que contribuem para reduzir a defasagem entre a pesquisa desenvolvida na pós-graduação e o ensino realizado no contexto educacional, principalmente na Educação Básica, ganham notoriedade. Contudo, uma das principais discussões em torno do Mestrado Profissional, na Área de Ensino, encontra-se na caracterização e compreensão da natureza dos  produtos educacionais. Assim, este trabalho pretende apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das pesquisas desenvolvidas de 2017 a 2019 em seis cursos de Pós-Graduação da área de Ensino na modalidade Mestrado Profissional. Os cursos escolhidos foram os pertencentes a programas que tiveram conceito 5 (máximo) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no quadriênio 2013-2016. Em nossa busca, por área de avaliação, consideramos os seis programas que desenvolveram produtos ligados à Matemática. Desse modo, este estudo é caracterizado como pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, cujo corpus de análise foi composto por 259 produtos coletados a partir das bases de dados disponibilizadas nos sites dos programas selecionados. A análise dos materiais revelou, entre outros resultados, que a maior parte das pesquisas foi desenvolvida no Ensino Fundamental – Anos Finais. Revelou ainda pouca diversidade de produtos, destacando-se, quantativamente, as sequências de atividades e concentração de produções que abordam conteúdos matemáticos específicos. Com base nos resultados da pesquisa, concluímos que é necessário o desenvolvimento de ações que contribuam para o aprimoramento da qualidade e para a difusão e efetiva utilização dos produtos educacionais

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Biografia do Autor

Luciano Soares Gabriel, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004); graduação em Pedagogia pela UNINOVE (Universidade Nove de Julho), Especialização Lato sensu em Estatística pela Universidade Estadual de Londrina. É mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul). Possui vasta experiência em gestão escolar. Tem também experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Trigonometria e atualmente é doutorando do programa de pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul).

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, desenvolvendo atividades também no curso de Licenciatura em Matemática. Tem vasta experiência docente na Educação Superior, ministrando disciplinas da área de Matemática nos mais diversos cursos e na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação matemática, resolução de problemas, computadores, formação de professores e ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

Gabriel, L. S., & Gomes Allevato, N. S. (2021). PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: a produção em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 73–91. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p73-91

Edição

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Artigos