PRODUTOS EDUCACIONAIS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS
a produção em Ensino de Ciências e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p73-91Palavras-chave:
Mestrado Profissional, Produtos educacionais, Área de ensino, Matemática.Resumo
Com a criação dos cursos de Mestrado Profissional (MP) e sua institucionalização no Brasil em 1998, ações que contribuem para reduzir a defasagem entre a pesquisa desenvolvida na pós-graduação e o ensino realizado no contexto educacional, principalmente na Educação Básica, ganham notoriedade. Contudo, uma das principais discussões em torno do Mestrado Profissional, na Área de Ensino, encontra-se na caracterização e compreensão da natureza dos produtos educacionais. Assim, este trabalho pretende apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das pesquisas desenvolvidas de 2017 a 2019 em seis cursos de Pós-Graduação da área de Ensino na modalidade Mestrado Profissional. Os cursos escolhidos foram os pertencentes a programas que tiveram conceito 5 (máximo) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no quadriênio 2013-2016. Em nossa busca, por área de avaliação, consideramos os seis programas que desenvolveram produtos ligados à Matemática. Desse modo, este estudo é caracterizado como pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, cujo corpus de análise foi composto por 259 produtos coletados a partir das bases de dados disponibilizadas nos sites dos programas selecionados. A análise dos materiais revelou, entre outros resultados, que a maior parte das pesquisas foi desenvolvida no Ensino Fundamental – Anos Finais. Revelou ainda pouca diversidade de produtos, destacando-se, quantativamente, as sequências de atividades e concentração de produções que abordam conteúdos matemáticos específicos. Com base nos resultados da pesquisa, concluímos que é necessário o desenvolvimento de ações que contribuam para o aprimoramento da qualidade e para a difusão e efetiva utilização dos produtos educacionais
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