PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS

um estudo sobre o Design de Problemas e o Conhecimento Matemático para o Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p117-137

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Design de Problemas. Formação Inicial de Professores.

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de investigar as contribuições do Design ou de Problemas e da metodologia de Resolução de Problemas para a construção de conhecimentos matemáticos para o ensino do conteúdo de Progressões Aritméticas e Geométricas. Foram propostos aos participantes da pesquisa dez problemas sobre o conteúdo e aplicados de modo remoto. Os dados foram obtidos por meio das respostas escritas das atividades realizadas pelos alunos e das gravações das conversas realizadas por meio de vídeo conferências. Concluiu-se que apesar dos licenciandos apresentarem bons resultados no que diz respeito à metodologia de Resolução de Problemas, eles estão pouco familiarizados com a reformulação ou redesign de problemas, pois em suas respostas apareceram poucas modificações nos enunciados propostos. Em relação à construção de conhecimentos matemáticos para o ensino referentes às Progressões Aritméticas e Geométricas, constatou-se que há indícios da construção de tais conhecimentos pelos licenciandos, embora a maioria das resoluções ainda sejam baseadas em aplicações de fórmulas.

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

Leiria Pinto, T., & Bisognin, E. (2021). PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS: um estudo sobre o Design de Problemas e o Conhecimento Matemático para o Ensino . Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 117–137. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p117-137

Edição

Seção

Artigos