PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS
um estudo sobre o Design de Problemas e o Conhecimento Matemático para o Ensino
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p117-137Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Design de Problemas. Formação Inicial de Professores.Resumo
Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de investigar as contribuições do Design ou de Problemas e da metodologia de Resolução de Problemas para a construção de conhecimentos matemáticos para o ensino do conteúdo de Progressões Aritméticas e Geométricas. Foram propostos aos participantes da pesquisa dez problemas sobre o conteúdo e aplicados de modo remoto. Os dados foram obtidos por meio das respostas escritas das atividades realizadas pelos alunos e das gravações das conversas realizadas por meio de vídeo conferências. Concluiu-se que apesar dos licenciandos apresentarem bons resultados no que diz respeito à metodologia de Resolução de Problemas, eles estão pouco familiarizados com a reformulação ou redesign de problemas, pois em suas respostas apareceram poucas modificações nos enunciados propostos. Em relação à construção de conhecimentos matemáticos para o ensino referentes às Progressões Aritméticas e Geométricas, constatou-se que há indícios da construção de tais conhecimentos pelos licenciandos, embora a maioria das resoluções ainda sejam baseadas em aplicações de fórmulas.Metrics
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BRASIL. Secretaria da educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
CRESPO, S. Learning to pose mathematical problems: Exploring changes in preservice teachers' practices. Educational Studies in Mathematics, v. 52, n. 3, p. 243-270, 2003.
FIGUEIREDO, F. F. Resolução de Problemas no Ensino de Porcentagem: em busca de uma compreensão pedagógica a partir dos processos reguladores gerais da teoria de Robbie Case. 2008. 185f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física e Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2008.
FIGUEIREDO, F. F. Design de problemas com a utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática. 2017. 275 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.
FIGUEIREDO, F. F; GROENWALD, C. L. O. Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários. Educação, Ciência e Cultura, v. 24, n. 1, p. 221-234, 2019.
LEUNG, S. S.; SILVER, E. A. The role of task format, mathematics knowledge, and creative thinking on the arithmetic problem posing of prospective elementary school teachers. Mathematics Education Research Journal , Springer Netherlands, . 9, n. 1, p. 5-24, 1997.
MAIA, R. J. D. Progressões Aritméticas e Geométricas. 2011. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2011.
ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73 - 98, 2011.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, v. 2, 1978.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. São Paulo: Autores Associados, 2013. 290 p. (Coleção Educação Contemporânea).
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, Washington, US, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Harvard, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SMOLE, K. C. S. ; DINNIZ, M. I. Ler e aprender Matemática. In: SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.) Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
STOYANOVA, E.; ELLERTON, N. F. A framework for research into student’s problem posing in school mathematics. Technology in mathematics education. In: Proceedings of the 19th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA). 1996.
TICHÁ, M.; HOSPESOVÁ, A. Developing teachers’ subject didactic competence through problem posing. Educational Studies in Mathematics, v. 83, n. 1, p. 133-143, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.