PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS
um estudo sobre o Design de Problemas e o Conhecimento Matemático para o Ensino
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p117-137Palabras clave:
Ensino de Matemática. Design de Problemas. Formação Inicial de Professores.Resumen
Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de investigar as contribuições do Design ou de Problemas e da metodologia de Resolução de Problemas para a construção de conhecimentos matemáticos para o ensino do conteúdo de Progressões Aritméticas e Geométricas. Foram propostos aos participantes da pesquisa dez problemas sobre o conteúdo e aplicados de modo remoto. Os dados foram obtidos por meio das respostas escritas das atividades realizadas pelos alunos e das gravações das conversas realizadas por meio de vídeo conferências. Concluiu-se que apesar dos licenciandos apresentarem bons resultados no que diz respeito à metodologia de Resolução de Problemas, eles estão pouco familiarizados com a reformulação ou redesign de problemas, pois em suas respostas apareceram poucas modificações nos enunciados propostos. Em relação à construção de conhecimentos matemáticos para o ensino referentes às Progressões Aritméticas e Geométricas, constatou-se que há indícios da construção de tais conhecimentos pelos licenciandos, embora a maioria das resoluções ainda sejam baseadas em aplicações de fórmulas.Métricas
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