Matemática e Cultura
um panorama sobre pesquisas que utilizam a Entomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p108-129Palavras-chave:
Etnomodelagem, Prática culturais, Ensino de Matemática, Mapeamento.Resumo
Este artigo apresenta mapeamento que objetivou compreender como a Etnomodelagem vem sendo utilizada nas aulas de Matemática. As pesquisas analisadas nesse artigo trazem em seu corpus propostas de ensino, a partir de práticas culturais das comunidades em que os estudantes e pesquisadores estão inseridos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional. Foram realizadas buscas nas seguintes bases: Google Acadêmico; Scielo; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Anais das últimas seis edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Foram selecionados 10 trabalhos que traziam discussões acerca da Etnomodelagem como abordagem metodológica. Os resultados apontam que os estudantes se mostram motivados a participar de atividades onde eles se sentem construtores de seus próprios conhecimentos, bem como descobrem a importância da utilização da Matemática para resolver situações-problemas do dia-a-dia. Além disso, evidenciam o quanto a Etnomodelagem pode contribuir para aproximação do conhecimento matemático e saberes culturais.
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