Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: reflexões sob o enfoque da aprendizagem significativa crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255547Palavras-chave:
Aprendizagem Subversiva, Solução de problemas, Teoria de Ensino, David AusubelResumo
Partindo do pressuposto que é essencial que professores de Matemática busquem subsídios para fundamentar seu processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem como objetivo evidenciar os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica que podem ser favorecidos no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Por meio de um estudo teórico descritivo, buscamos analisar as cinco ações de Proença (2018) à luz dos 11 princípios de Moreira (2010). Percebemos que a principal relação se encontra em trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos, a partir de uma situação de matemática dada, para buscar promover uma articulação, voltada à construção do conteúdo/conceito/assunto que se deseja ensinar. Neste processo de ensino da Matemática, identificamos que todos os princípios da Aprendizagem Significativa Crítica são valorizados pelo EAMvRP. Acreditamos que as relações por nós identificadas fornecem subsídios para fundamentar um trabalho em sala de aula que se baseie no Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de problemas.
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