Percepções dos professores acerca do ensino remoto emergencial: processo inicial de implantação

Autores

  • Patrícia Zanon Peripolli Universidade Franciscana - UFN
  • Denise Ritter Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0003-4720-6543
  • Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i56361

Palavras-chave:

Pandemia de COVID-19, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino com tecnologia, Ensino on-line, Formação de Professores

Resumo

Com a pandemia do COVID-19 as aulas passaram a ser realizadas de forma remota, suscitando a necessidade de utilização de diversos recursos, plataformas digitais, além da adaptação de professores e estudantes ao ensino remoto. Assim, investigamos os principais impactos desta nova forma de ensinar e aprender, na visão dos professores que estão atuando no ensino remoto, os principais desafios e estratégias, utilizadas neste período. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da aplicação de um questionário on-line, respondido por 106 participantes. Os resultados apontam que a maior parte dos professores já utilizavam as TDIC em suas aulas presenciais, porém surgiram novos recursos digitais e novas demandas para a educação que suscitaram a busca por aperfeiçoamentos em relação a aspectos metodológicos e tecnológicos acerca de seu uso. Além disso, no ensino remoto nem todos os estudantes tinham acesso à internet e dispositivos tecnológicos em suas casas. Por isso, os professores precisaram buscar alternativas para efetivar o processo de Ensino. Entende-se que este foi um momento de diferentes experiências e muitas mudanças na Educação que demandam a necessidade de refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem em atividades desenvolvidas em tempos e espaços diversos, utilizando diferentes metodologias e recursos digitais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN. Mestre em Educação Profissional e Tecnologica na UFSM. Licenciada em Matemática na IF Far.

Denise Ritter, Universidade Franciscana

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN. Mestre em Ensino de Ciência e Matem´ática na UFN. Licenciada em Matemática na IF Far.

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Professora no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática na UFN. Doutora em Informática na Educação na UFRGS. Mestre em Ensino de Física na UFN.

Referências

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. NIED 30 anos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–5, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14436. Acesso em: 12 jan. 2023.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, Alagoas, v. 12, n. 2, p. 328-350.

BRASIL. PORTARIAS Nº 343 E Nº 345 DE MARÇO DE 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631. Acesso em: 05 jul. 2020.

BRASIL. PORTARIA Nº 376 DE 3 DE ABRIL DE 2020. DOU. nº 66. 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=515&pagina=66&data=06/04/2020. Acesso em: 02 ago. 2020.

BRASIL. PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020. DOU. nº 66. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 02 ago. 2020.

BRASIL. PARECER CNE/CP Nº 15 APROVADO EM 06 DE OUTUBRO DE 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 nov. 2021.

BRASIL. LEI Nº 14.218, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2021/lei-14218-13-outubro-2021-791851-norma-pl.html. Acesso em: 09 nov. 2021.

BULEGON, A. M.; TAROUCO, L. M. R. Contribuições dos objetos de aprendizagem para ensejar o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes nas aulas de Física. Revista ciência & educação. v. 21, n. 3. p. 743-763, 2015.

COSTA, S. R. S., DUQUEVIZ, B. C., PEDROZA, R. L. C. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, 2015, p. 603-610. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912. Acesso em: 20 jan. 2023.

DOTTA, S. OLIVEIRA, C. A. Encurtando distâncias. In: DOTTA, S. (Org.) Aulas Virtuais Síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. São Paulo: UFABC, 2014. p. 17-29. Disponível em: http://pesquisa.ufabc.edu.br/intera/wp-content/uploads/2015/05/AulasVirtuaisSincronas-3.2.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.

FÉRRES, J. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.

GONÇALVES, M. T. L.; NUNES, J. B. C. Tecnologias de informação e comunicação: limites na Formação e prática dos professores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29., 2006, Caxambú, MG. Anais..., Caxambú, MG, 2006.

IBGE-PNAD Contínua. Acesso à Internet e à Televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

LEITE, N. M.; LIMA, E. G. O. de; CARVALHO, A. B. G. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da COVID-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11. n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/248154/pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

MENDES, J. A. O.; CORRÊA, Y. M.; MOTA, E. F. C. Ensino remoto e ensino presencial sob a perspectiva do professor de Matemática. In: ELPED, IV, 2021, Instituto Federal Goiano. Anais… Instituto Federal Goiano: 2021, p. 1-6. Disponível em: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/ciclo/article/view/1635. Acesso em: 05 out. 2021.

MOREIRA, R. P. S. O uso do celular na pandemia: um panorama entre estudantes e docentes no IFBA campus Valença. In. Congresso Nacional de Educação, 7., 2021, João Pessoa. Anais… João Pessoa: Realize, 2021, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80470. Acesso em: 18 jan. 2023.

ORTH, M. A.; FUET, F. S. O.; OTTE, J.; NEVES, M. F. Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 18, n. 1, p. 42-58, 2013.

PERIPOLLI, P. Z.; BARIN, C. S. Formação de professores para a produção de vídeos educacionais. Revista Tecnologias na Educação, v. 25, p. 1-13, 2018.

PERIPOLLI, P. Z.; NEU, A. F. Ferramentas para o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia e pós-pandemia: um ensaio teórico. In: PERIPOLLI, P. Z.; NEU, A. F.(org). A educação em tempos de pandemia: expectativas, realidade e desafios. Rio de Janeiro: Libroe, 2020. p. 16-32.

PERIPOLLI, P. Z.; RITTER, D.; BULEGON, A. M. Concepções de um grupo de professores sobre as aulas remotas. In: Simpósio Internacional, 2 e Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 5, 2020, São Luís. Anais… São Luís, 2020. p. 1256-1271. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16FP8g1cVGFP6n9o6F7lP-Tetc5yA2R81/view. Acesso em: 03 nov. 2021.

RITTER, D.; REAL, L. P. V.; BULEGON, A. M. Ensino de Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): abordagens das publicações nos periódicos científicos. Revista Redin, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2017.

RITTER, D.; SCHMITZ, G. L.; BULEGON, A. M.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Percepções de professores de Matemática sobre as aulas remotas: uma análise à luz da teoria fundamentada nos dados. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-19, p. 1-19, 2021.

ROBERTSON, L; MUIRHEAD, B.; CORRIGAN, L. “Don’t answer that!” - Cell phone restrictions in Ontario schools. In.: XI ICSIT - 11th International Conference on Society and Information Technologies. Anais… Flórida: Estados Unidos (EUA). 2020. Disponível em: https://www.iiis.org/CDs2020/CD2020Spring/papers/HB346XV.pdf Acesso em: 15 maio 2020.

SILVA, A. M.; LIMA, C. M. O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27. p. 158-178, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158. Acesso em: 03 nov. 2021.

SILVA, F. C.; LIMA, J. do N.; ALENCAR, J. C. C.; SILVA, R. M.; PINHEIRO, J. M. L. Educação Matemática e pandemia: as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 157-177, 2021.

TEIXEIRA, C. de J.; FERREIRA, W. C.; FRAZ, J. N.; MOREIRA, G. E.; Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Revista Devir Educação, Lavras-MG, Edição Especial, p. 118-140, 2021.

VALENTE, J. A. Prefácio. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, Porto Alegre: Penso, 2015. p. 12-16.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Peripolli, P. Z. ., Ritter, D. ., & Bulegon, A. M. (2023). Percepções dos professores acerca do ensino remoto emergencial: processo inicial de implantação. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 93–117. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i56361

Edição

Seção

Artigos