Letramento matemático
perspectivas e significações no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i157405Palavras-chave:
Letramento matemático, Política Educacional, Contexto educacional brasileiroResumo
O objetivo deste artigo é evidenciar as perspectivas trazidas por documentos nacionais acerca do letramento matemático nos últimos 25 anos e discutir as diferentes terminologias e significações atribuídas no contexto educacional brasileiro. De natureza teórica, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que examinou especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização. Nesse desenvolvimento, identificamos os termos letramento matemático, literacia numérica e numeracia e os significados a eles atribuídos, bem como a influência de organismos internacionais como a OCDE e a UNESCO, características do processo de globalização. Inferimos que a descontinuidade de nomenclatura nos documentos oficiais fragiliza o termo e implica na efemeridade das práticas por parte das escolas e dos cursos de formação de professores, e ainda, que há necessidade do avanço teórico sobre o tema, em diálogo com práticas e saberes dos professores.
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