Letramento matemático
perspectivas e significações no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i157405Palabras clave:
Letramento matemático, Política Educacional, Contexto educacional brasileiroResumen
O objetivo deste artigo é evidenciar as perspectivas trazidas por documentos nacionais acerca do letramento matemático nos últimos 25 anos e discutir as diferentes terminologias e significações atribuídas no contexto educacional brasileiro. De natureza teórica, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que examinou especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização. Nesse desenvolvimento, identificamos os termos letramento matemático, literacia numérica e numeracia e os significados a eles atribuídos, bem como a influência de organismos internacionais como a OCDE e a UNESCO, características do processo de globalização. Inferimos que a descontinuidade de nomenclatura nos documentos oficiais fragiliza o termo e implica na efemeridade das práticas por parte das escolas e dos cursos de formação de professores, e ainda, que há necessidade do avanço teórico sobre o tema, em diálogo com práticas e saberes dos professores.
Métricas
Citas
ANDRADE, M. E. B; ESTRELA, S. C. A Concepção de Alfabetização e Letramento na Política Nacional de Alfabetização (PNA): entre tropeços e retrocessos. Revista Diálogo Educacional, v. 21, n. 69, 2021, p. 846-873.
ARRUDA, F. S de; FERREIRA, R. dos S.; LACERDA, A. G. Letramento Matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 181-207, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1997a.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997b.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. MEC, SEB, DICEI, Brasília, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília, Brasil, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Alfabetização. Secretaria de Alfabetização. MEC, SEALF, Brasília, 2019.
CARVALHO, L. R. V. Por dentro da BNCC: um olhar para o letramento matemático. Dissertação (Mestrado em Ciências). Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2021.
DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Edipuf, 1998.
DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, v. XX, n. 68, p.109-125, 1999.
FONSECA, M. C. F. R. A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura e escrita da população brasileira. In FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (p. 11-30). São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004.
FREIRE, P. Entrevista concedida a Ubiratan D´Ambrosio e Maria do Carmo Domite. 1996. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0GVrgnk_Tns.
GONÇALVES, H. A. O conceito de letramento matemático: algumas aproximações. Virtú, v. 2, 2005. p. 1-12. Disponível em: https://www.ufjf.br/virtu/edicoes-anteriores/segunda/. Acesso em 24 de abril de 2021.
KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MAIA, M. G. B. Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica São Paulo, 2013.
ORTIGÃO, M. I. R; SANTOS, M. J. C.; LIMA, R. L. Letramento em Matemática no PISA: o que sabem e podem fazer os estudantes? Zetetiké, v. 26, n. 2, 2018, p. 375-389.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
UNESCO. Education for all global monitoring report 2006: literacy for life, 2006.
TOLEDO, M. E. R. de O. Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In: FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (p. 91-106). São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.