Oficina de Pensamento Crítico e Criativo em Matemática com Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Envolvendo Poliedros
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i358813Palavras-chave:
Aprendizagem Criativa, Pensamento Crítico e Criativo, Criatividade em Matemática, Ensino e Aprendizagem, PoliedrosResumo
O pensamento crítico e criativo em matemática tem sido foco de estudos em contextos educacionais que buscam a melhoria nos processos criativos dos estudantes. Objetiva-se, neste relato de experiência, verificar se a aplicação de uma oficina envolvendo o conteúdo de poliedros estimula o pensamento crítico e criativo em matemática. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de estudantes de uma escola em Brasília - Distrito Federal e as informações produzidas junto aos participantes foram tratadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de abordagens didáticas dinâmicas e participativas, com a possibilidade de inovações quanto à forma de abordar os conhecimentos e à aproximação da matemática com o cotidiano. Concluiu-se que a abordagem didática com o estímulo ao pensamento crítico e criativo proporcionou mudanças na postura dos estudantes tanto nas relações existentes em sala de aula quanto na construção do conhecimento.
Metrics
Referências
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, v. 1. 1986.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. O Processo da criatividade. São Paulo: Makron Books, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BEZERRA, Wescley Well Vicente; GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. Promovendo a Criatividade em Matemática em Sala de Aula por Meio de Feedbacks. Acta Sci, 1-17, Jan./Fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 de jun. 2021.
BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2022 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2022.
BRUNET, Luc. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: Nóvoa, A. (Coord). As organizações escolares em análise Lisboa: Publicações Dom Quixote; Instituto de Inovação em Educação, p. 125-140, 1992.
CARVALHO, Alexandre Tolentino de. Criatividade compartilhada em matemática: do ato isolado ao ato solidário. 2019. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
CARVALHO, Alexandre Tolentino de. Criatividade, desempenho escolar e clima para a criatividade nas aulas de matemática: possíveis relações. In: GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni (Orgs). Criatividade em matemática: lições de pesquisa. Curitiba: CRV, 2020.
COSTA, Ildenice Lima; SILVA, Alessandra Lisboa; GONTIJO, Cleyton Hércules. Oficinas de Criatividade em Matemática: uma experiência nos anos iniciais. Zetetiké (UNICAMP), v. 29, p. 1-18, 2021.
COSTA, Ildenice Lima; GONTIJO, Cleyton Hércules. Oficinas de criatividade: o desafio de inovar no ensino-aprendizagem. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-21, out./dez. 2021.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity. New York: HarperCollins, 1996.
FERNANDES, Domingos. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Editores, 2008.
FLEITH, Denise de Souza. A promoção da criatividade no contexto escolar. Talento criativo: expressão em múltiplos contextos, p. 143-158, 2007.
FONSECA, Mateus Gianni. Construção e validação de instrumentos de medida de criatividade no campo da matemática para estudantes concluintes da educação básica. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Stimulating High School Student Creativity, Motivation, and Mathematics Performance with Classes Based on Creativity Techniques. Acta Scientiae (Canoas), 24(2), 1-36, Mar./Apr. 2022.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento Crítico e Criativo em Matemática: uma Abordagem a partir de Problemas Fechados e Problemas Abertos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-18, 2021.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Infográfico: Oficinas de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de Gontijo. Jun. de 2020a. Disponível em: https://bit.ly/pensamentocriticoecriativoemmatematica. Acesso em: 20 jun de 2022.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Estimulando a criatividade, motivação e desempenho em matemática: uma proposta para a sala de aula. Curitiba: CRV, 2021.
FONSECA, Mateus Gianni; GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista, p. 956-978, 2020b.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade(s) em Matemática: Bases teóricas e aplicações pedagógicas [Canal do Grupo PI Brasília]. Publicado em 17 de agosto de 2020. Disponível em: YouTube. https://youtu.be/6sRkhq16wbM. Acesso em: 10 de jun. 2022.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 732-747, ed. Esp. 2020a.
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni (Orgs.). Criatividade em matemática: lições de pesquisa. Curitiba: CRV, 2020b.
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. Oficinas de pensamento crítico e criativo na formação docente em matemática: uma experiência com estudantes do Pibid. Paradigma, Vol. XLIII, Edición Temática Nro.1, p. 318-341, enero de 2022.
GONTIJO, Cleyton Hércules [et al.]. Criatividade em matemática: conceitos, metodologia e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.
GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da. & CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Revista - Linhas Críticas, vol. 18, nº 35, 29–46. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3839. Acesso em: 15 jun. 2022.
LOPES, José; SILVA, Helena; MORAIS, Eva. (2019). Teste do Pensamento Crítico e Criativo para estudantes do ensino superior. Revista Lusófona de Educação, v. 44, n. 44, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada. 25. ed. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 2007.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999.
OCDE (2019). Framework for the Assessment of Creative Thinking in PISA 2021: Third Draft. Paris: OCDE. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/innovation/creative-thinking/. Acesso em: 12 jun. de 2022.
ROCHA, Alberto; FONSECA, Helena. Como potenciar o pensamento crítico e criativo em contexto escolar? Lisboa, dde.mec.pt, 2017.
STERNBERG, Robert. J; GRIGORENKO, Elena. L. Inteligência plena: ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TREMBLAY, Gaëtan. Criatividade e pensamento crítico. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 34, p. 255-266, 2011.
VINCENT-LANCRIN, S.; GONZÁLEZ-SANCHO, C.; BOUCKAERT, M.; DE LUCA, F.; FERNÁNDEZ-BARRERA, M.; JACOTIN, G.; URGEL, J.; VIDAL, Q. Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola / [coordenação geral Instituto Ayrton Senna; tradução Carbajal Traduções]. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.