Resolução de equações quadráticas e possíveis implicações para a Formação de Professores: um olhar para as perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi e Agnesi

Autores

  • Roseli Alves de Moura Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8571-9668
  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica, Minas Gerais
  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA) http://orcid.org/0000-0001-8332-5414

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i259202

Palavras-chave:

equações quadráticas, história da matemática, formação de professores

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar uma metasíntese acerca de três pesquisas que focalizaram, sob a ótica da História da Matemática, diferentes abordagens para resolução de equações quadráticas, superando a perspectiva clássica apresentada nas escolas de educação básica. Tais resultados nos permitiram perceber a necessidade de se (re)pensar espaços e propostas voltadas à formação de professores, de modo a propiciar um cenário em que se debruce e se discuta diferentes perspectivas e construções históricas. Tais considerações evocam a possibilidade de sensibilização e ampliação de compreensões acerca do processo histórico no tratamento de diferentes objetos e conceitos matemáticos.

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Biografia do Autor

Roseli Alves de Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP.

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica, Minas Gerais

Professor do CEFET – MG - Centro Federal de Educação Tecnológica. Doutor em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Moura, R. A. de, Oliveira, D. P. A., & Tinti, D. da S. (2022). Resolução de equações quadráticas e possíveis implicações para a Formação de Professores: um olhar para as perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi e Agnesi. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 80–93. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i259202

Edição

Seção

Artigos