Utilização do geogebra para o ensino de geometria: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Lucas Emanuel de Oliveira Maia Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-5471-7881
  • Raquel de Sousa Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i60031

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, GeoGebra, Geometria

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura de estudos que abordam a Utilização do GeoGebra para o Ensino de Geometria, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados trabalhos publicados no período de 2011 até 2020 a partir de quatro repositórios digitais - SciELO, o Google Acadêmico, o Periódico da Capes e a RENOTE. Este trabalho teve como intervalo de tempo de estudo os dias 04 de outubro de 2021 a 30 de novembro de 2021, a fim de quantificar e analisar os trabalhos que tratavam o Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Geometria, para vislumbrar uma revisão da área. Os estudos analisados demonstram que o Uso das Tecnologias, em especial o GeoGebra no Ensino de Geometria está cada vez mais presente no contexto educacional através de variadas experiências.

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Biografia do Autor

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e  Professor de Matemática da Rede
Estadual do Rio Grande do Norte.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Maia, L. E. de O. . ., Gondim, R. de S., & Vasconcelos, F. H. L. . (2023). Utilização do geogebra para o ensino de geometria: uma revisão sistemática de literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 31–51. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i60031

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Artigos