O jogo africano mancala no desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360174Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Jogos, Mancala, Lei 10.639/03, Cultura AfricanaResumo
Este artigo tem como objetivo geral investigar as concepções dos estudantes a respeito dos possíveis impactos do jogo Mancala no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivos secundários, nos propomos a identificar as concepções dos estudantes frente à utilização do jogo Mancala, refletir sobre os possíveis benefícios para a aprendizagem em Matemática e por fim analisar se as práticas com o jogo Mancala favoreceram um melhor desempenho no campo de conhecimento da Matemática. O referido artigo buscou responder à seguinte inquietação: A utilização do jogo Mancala em sala de aula contribui para uma ruptura do ensino tradicionalista no processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa feita foi de abordagem qualitativa do tipo exploratória; como método foi utilizada a pesquisa participante e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a técnica de análise de dados. Utilizou-se, ainda, a análise de conteúdo. Os resultados oriundos das análises dos questionários revelaram que o jogo Mancala assume fator diferencial, pois, além de trabalhar a Matemática, é possível abordar a cultura e as histórias africanas; contribui para o cumprimento obrigatório da Lei 10.639/03 com importantes mudanças no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, desmistificando o olhar que eles atribuem à disciplina de Matemática e rompem com preconceitos de que é uma área de conhecimento para poucos. Possibilitou, ainda, uma motivação a mais no que diz respeito às suas aprendizagens atinentes à disciplina de Matemática.
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