O jogo africano mancala no desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360174

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Jogos, Mancala, Lei 10.639/03, Cultura Africana

Resumen

El objetivo general de este artículo es investigar las concepciones de los estudiantes sobre los posibles impactos del juego Mancala en el proceso de enseñanza y aprendizaje en los últimos años de la Enseñanza Fundamental. Como objetivos secundarios nos proponemos identificar las concepciones de los estudiantes respecto al uso del juego Mancala, reflexionar sobre los posibles beneficios para el aprendizaje en Matemáticas y finalmente analizar si las prácticas con el juego Mancala favorecieron un mejor desempeño en el campo del conocimiento Matemático. Este artículo buscó responder a la siguiente inquietud: ¿El uso del juego Mancala en el aula contribuye a la ruptura con la enseñanza tradicionalista en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas para estudiantes de los últimos años de la Enseñanza Fundamental? La investigación realizada tuvo un enfoque cualitativo de tipo exploratorio; se utilizó como método la investigación participante y los instrumentos de recolección de datos utilizados fueron el cuestionario y la técnica de análisis de datos. También se utilizó el análisis de contenido. Los resultados de los análisis de los cuestionarios revelaron que el juego Mancala supone un factor diferencial, pues, además de trabajar con las Matemáticas, es posible acercarse a la cultura y las historias africanas; contribuye para el cumplimiento obligatorio de la Ley 10.639/03 con importantes cambios en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes, desmitificando la visión que atribuyen a la disciplina de las Matemáticas y rompiendo con los prejuicios de que es un área de conocimiento para pocos. También proporcionó una motivación extra con respecto a su aprendizaje relacionado con las Matemáticas.

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Biografía del autor/a

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria Estadual de Educação do Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018) Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniprojeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática Uniprojeção; 2) Atuou como Educador social voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto ?O círculo da Matemática no Brasil?(2016); 5) Atua como professor regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (desde 2017); 6) É membro do grupo Dzeta Investigações em Educação Matemática? (UnB); 7) É membro do grupo ?Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente?, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (UnB); e 8) É membro do grupo ?Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal (UnB).

Luciane Alves Rodrigues de Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB/2020). Especialista em Psicopedagogia - USLJ/SP (2000). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UDF Centro Universitário (1997). Atualmente é professora de atividades/sala de recurso - Secretaria de Educação do Distrito Federal atuando com estudantes com deficiência visual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. É membra do grupo ?Dzeta Investigações em Educação Matemática? (UnB); é membra do grupo ?Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal (UnB).

Hélio Rodrigues dos Santos, Secretaria Estadual de Educação do Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especializado em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Universidade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017). Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática. É graduando em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2022). Participante do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2021). 

Geraldo Eustáquio Moreira , Universidade de Brasília

Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Lima, P. V. P. de ., Sousa, L. A. R. de, Santos, H. R. dos ., & Moreira , G. E. . (2023). O jogo africano mancala no desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental . Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 47–76. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360174

Número

Sección

Artigos