Algumas reflexões sobre os métodos de resoluções utilizados em atividades propostas nas aulas de matemática na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.60556

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Métodos de resolução de atividades matemáticas, Problemas de ensino e de aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Algumas pesquisas na área de ensino de matemática demonstram que os estudantes aprendem de formas diferentes e que o professor deve diversificar suas estratégias de ensino para potencializar suas aprendizagens. O argumento utilizado nessas pesquisas é que “seres humanos aprendem de formas diferentes” e que não faz sentido nas aulas de matemática ‘privilegiar’ só um tipo de método, no caso da educação básica o ‘método algébrico’, com o argumento de que a linguagem algébrica amplia o poder de resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. A abordagem desta pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza-se procedimentos de pesquisa bibliográfica pois recorre as materiais publicados sobre o assunto e tem como objetivo discutir algumas atividades propostas em materiais didáticos de matemática e suas respectivas resoluções com o intuito de potencializar o ensino e a aprendizagem de matemática na educação básica. Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa em andamento que faz um estudo histórico e didático dos métodos de resolução de problemas e de atividades nas aulas matemática com o intuito de amenizar os problemas de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica. A partir das discussões apresentadas neste artigo podemos afirmar que o método mais utilizado foi o método algébrico sem uma exploração prévia de outros métodos, assim privilegiando apenas um único método, que nem sempre é o mais adequado para a aprendizagem dos estudantes, como mostram algumas pesquisas relacionadas ao tema. 

Biografia do Autor

Paulo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Matemática

Mestrado e Doutorado em Educação Matemática

Professor Adjunto na UFMT

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Carmo, P. F. (2025). Algumas reflexões sobre os métodos de resoluções utilizados em atividades propostas nas aulas de matemática na educação básica. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 34–49. https://doi.org/10.23925/2358-4122.60556

Edição

Seção

Artigos