Articulações entre Tendências da Educação Matemática e a BNCC: Ações necessárias para professores em formação se tornarem construtores de tarefas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62098

Palavras-chave:

BNCC, Educação Matemática, Formação de Professores, Tendências

Resumo

Várias das Tendências em Educação Matemática difundem o discurso sobre a importância do ensino da matemática na formação de sujeitos críticos e proativos, como pode se constar em diversas pesquisas e mais particularmente na coleção Tendências em Educação Matemática; nesse sentido entendemos que as articulações entre as Tendências podem consolidar esse discurso. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo apresentar possíveis articulações entre as Tendências História da Matemática, Etnomatemática e Linguagem no ensino da Matemática, a partir de produções realizadas por alunos de um curso de formação de professores para os anos iniciais, consolidadas em uma oficina pedagógica. Para isso, a pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com a participação de 22 estudantes. Nessa ambiência, analisamos os dados produzidos a partir de aspectos teóricos das Tendências abordadas, assim como pelo diálogo dessas com a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para a importância das articulações entre Tendências como um dispositivo de formação necessária para reflexão e construção de tarefas com contextos desafiadores e convidativos para os alunos participarem efetivamente da construção de seus conhecimentos.

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Biografia do Autor

Érick André Lima Machado, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente, é discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), nível Mestrado, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Clarissa Raimundo de Ataíde, Universidade Federal do Pará

Pedagoga pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), nível Mestrado, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.

Elizabeth Gomes Souza, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Machado, Érick A. L., Ataíde, C. R. de ., Nunes, J. M. V. ., & Souza, E. G. (2024). Articulações entre Tendências da Educação Matemática e a BNCC: Ações necessárias para professores em formação se tornarem construtores de tarefas. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 46–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62098

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Artigos