Articulações entre Tendências da Educação Matemática e a BNCC: Ações necessárias para professores em formação se tornarem construtores de tarefas
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i62098Mots-clés :
BNCC, Educação Matemática, Formação de Professores, TendênciasRésumé
Várias das Tendências em Educação Matemática difundem o discurso sobre a importância do ensino da matemática na formação de sujeitos críticos e proativos, como pode se constar em diversas pesquisas e mais particularmente na coleção Tendências em Educação Matemática; nesse sentido entendemos que as articulações entre as Tendências podem consolidar esse discurso. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo apresentar possíveis articulações entre as Tendências História da Matemática, Etnomatemática e Linguagem no ensino da Matemática, a partir de produções realizadas por alunos de um curso de formação de professores para os anos iniciais, consolidadas em uma oficina pedagógica. Para isso, a pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com a participação de 22 estudantes. Nessa ambiência, analisamos os dados produzidos a partir de aspectos teóricos das Tendências abordadas, assim como pelo diálogo dessas com a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para a importância das articulações entre Tendências como um dispositivo de formação necessária para reflexão e construção de tarefas com contextos desafiadores e convidativos para os alunos participarem efetivamente da construção de seus conhecimentos.
Métriques
Références
AMARILHA, M. Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
ANDRETTI, F. L. Matemática e Música: uma proposta de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Marcos Lübeck. 2020. 181f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro de Educação, Letras e Saúde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 16 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.570/2017/MEC. Brasília, DF: MEC, dez. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/PORTARIA1570DE22DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em 13 jul. 2022.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Matemática e literatura infantil: uma possibilidade para quebrar a armadilha do desconhecimento matemático. In: COLE - No mundo há muitas armadilhas, é preciso quebrá-las, 2007, Campinas. Anais [...] Campinas. UNICAMP, 2007.
CAVALCANTI, V.; LINS, A. F. Musicalizando o Currículo: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática. Espaço do Currículo, v.3, n.1, p.363-379, mar./set 2010.
COSTA, L. de F. M. da.; LUCENA, I. C. R. de. Etnomatemática: cultura e cognição matemática. Rematec, ano 13, n. 29, p. 120-134, 2018. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/133. Acesso em: jul. 2022.
CUNHA, A. V.; MONTOITO, R. A construção do conceito de número através da Literatura Infantil, de acordo com as proposições da BNCC. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. 1-13, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18298. Acesso em: jul. 2022.
CUNHA, A. V.; MONTOITO, R. Uma revisão sobre pesquisas brasileiras que investigam as inter-relações entre Literatura Infantil e Matemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 1-26, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7496. Acesso em: 26 jul. 2022.
D’AMBRÓSIO, U. A interface entre História e Matemática uma visão histórico-pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 41–64, 2021. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/67. Acesso em: jul. 2022.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. eBook Kindle
D’AMBRÓSIO, U. Paz, Educação Matemática e Etnomatemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, PR, v. 4, n. 8, p. 15-33, jul. 2001.
D’AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria prática. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)
DALCIN, A.; MONTOITO, R. Literatura e Matemática em Inter-relações Possíveis: análises, propostas e divagações. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 7-13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2370. Acesso em: jul. 2022.
ESCARABOTO, K. M. Sobre a Importância de Conhecer e Ensinar. Psicologia USP, São Paulo, SP, v. 18, n. 4, p. 133-146, out./dez. 2007.
FARIAS, R. D. R.; COSTA, L. F. M. O papel da linguagem matemática no processo ensino-aprendizagem da matemática. Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, AM, v. 14, n. 28, p. 152-166, nov. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1992. Acesso em: 26 jul. 2022.
FERNANDES, S. H. A. A. Educação Matemática Inclusiva: Adaptação X Construção. Rein: Revista Educação Inclusiva, v. 1, n. 1, p.78-95, 2017.
FERRO; L. L. S.; ARRAIS, L. F. L.; MORAES, S. P. G. Linguagem Matemática e Literatura Infantil: em foco a organização de ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão-PA, v. 10, n. 22, 2021. p. 106-122.
FILLOS, L. M.; BONETE, I. P.; CAETANO, J. J. A História a Matemática na Educação Básica: uma investigação com professores sobre o hábito de leitura. VIDYA, Santa Maria, v. 31, n. 2, p. 91-104, 2011.
FOCHI, P. S. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 25, p. 52-72, 2021.
GALINHA PINTADINHA. Quem somos. In. Galinha Pintadinha, Campinas, SP, 12 maio 2020. Disponível em: https://www.galinhapintadinha.com.br/sobre/quem-somos/. Acesso em: 27 ago. 2022.
GOMES, T. A.; RODRIGUES, C. K. A evolução das tendências da Educação Matemática e o enfoque da História da Matemática no ensino. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, p. 57-67, 2014. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2687. Acesso em: jul. 2022.
GOMES, T. A.; RODRIGUES, C. K. A evolução das tendências da educação matemática e o enfoque da história da matemática no ensino. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, 2014.
GORDIA, V. P.; BASSO, S. J. L.; ROCHA, A. H. M.; MOTTA, M. S. O uso de paródias como recurso inovador para o ensino da matemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá: SBEM, 2019.
LORENZONI, C. A. A.; SAD, L. A. História da matemática e o “fazer matemática” na educação básica. Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 75-89, 2018. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/198. Acesso em: jul. 2022.
MACHADO, L. A. R. A Paródia como Objeto de Aprendizagem. Orientadora: Sandra de Deus. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.
MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, A. J. A matemática e a música: o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino médio integrado por meio de paródias. Revisor Raimundo Santos de Castro. São Luís, MA: IFMA, 2021.
MEDEIROS JUNIOR, R. J. Matemática I. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.
MONTOITO, R. Às Avessas: outros percursos para se pensar/discutir as inter-relações entre matemática e literatura. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 89-106, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2170. Acesso em: jul. 2022.
MONTOITO, R. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online], v. 33, n. 64, p. 892-915, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a22. Acesso em: jul. 2022.
MONTOITO, R.; MINKS, R. Três Viagens por Planolândia: estudos interdisciplinares. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online], v. 36, n. 72, P. 71-91, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a04. Acesso em: jul. 2022.
NACARATO, A. M.; LOPES, C. Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2005.
PACHECO, E. R. História da Matemática em abordagens pedagógicas. In: BURAK, D.; PACHECO, E. R.; KLUBER, T. E. (Orgs.). Educação Matemática: reflexões e ações. 1. ed. Curitiba: CRV, 2010, p. 27-43.
Pedagógicas. Pemo: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 3, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4458. Acesso em: jul. 2022.
RIBEIRO, D. A. E. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico
RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, ano 16, n.76, p. 232-257, out. 2001.
SANTANA, R. Q. O Ensino da Matemática para Crianças Pequenas: reconhecendo a importância do lúdico e de um espaço matematizador. In: Anais Principais do Seminário de Educação, 29, 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1215-1224.
SANTOS, P. G. P.; PINTO, S. B.; SILVA, M. S. Porrinha: quando as probabilidades estão além de dados e moedas. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, AP, v. 4, n. 1, p. 97-105, jan./jun. 2014.
SGARBI, C.; MOTA, R. S. Ludicidade no Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Estudos Científico, Vitória, ES, v. 03, n.13, p. 1-27, jan./fev. 2022. (Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia). DOI: https://doi.org/10.55470/relaec.37392
TOKARNIA, M. Crianças que mais precisam de creches ainda têm pouco acesso: é o que mostra estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Agência Brasil, Brasília, DF; Rio de Janeiro, RJ, 12 mar. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-03/criancas-que-mais-precisam-de-creches-ainda-tem-pouco-acesso. Acesso em: 16 jul. 2022.
ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376/54486. Acesso em: jun. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.