Saberes matemáticos indígenas no contexto da comunidade Parkatêjê: sentidos da expansão capitalista na região Amazônica pós-1970

Autores/as

  • Mauricio Martins Cabral Universidade Federal de Juiz de Fora e Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira
  • Wilson Alviano Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i64172

Palabras clave:

Comunidade Parkatêjê, Saberes matemáticos indígenas, Expansão capitalista, Região Amazônica

Resumen

Este artigo tem como foco central os saberes matemáticos entrelaçados nas práticas corporais nos diferentes contextos do dia a dia da comunidade Parkatêjê, localizada na Amazônia Oriental, no sudeste paraense. Neste estudo, buscam-se refletir sobre os sentidos da expansão capitalista na região Amazônica pós-1970, na concretização de novos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no contexto cultural dessa comunidade; e identificar os saberes matemáticos indígenas tecidos ao longo do tempo, através de suas vivências e memórias. Para tanto, esta pesquisa de abordagem qualitativa utiliza-se os seguintes instrumentos metodológicos para a produção e análise dos dados da investigação: observação participante, entrevistas, narrativas orais e relatos dos mais velhos da comunidade Parkatêjê. É um estudo que tem como eixo de análise a cultura e a educação, com base em práticas matemáticas experimentadas no cotidiano desta sociedade, desenvolvidas na Escola Indígena Estadual “Peptykre Parkatêjê”, com a participação de estudantes indígenas de turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Percebe-se nas narrativas orais e nos relatos dos “velhos” e das “velhas” da comunidade Parkatêjê, variados conceitos, conteúdos e procedimentos matemáticos, como noções de espaço, medidas de tempo, medidas de capacidade, força, números, geometria, dentre outros. Os achados da pesquisa salientam a importância da valorização dos saberes indígenas nas práticas matemáticas vivenciadas na Educação Escolar Indígena, intensificando a interculturalidade dos diferentes saberes da comunidade Parkatêjê.

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Biografía del autor/a

Mauricio Martins Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora e Secretaria Municipal de Educação de Marabá, Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) pela Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor na rede municipal de ensino de Marabá, Pará. Bolsista do Programa de Incentivo ao Exercício da Docência na Educação Inclusiva e do Programa a Educação Física e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Programa Boa Vizinhança - Juiz de Fora/MG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura (GEFLIC).

 

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-7804-7197. 

 

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5599-9865. E-mail: wilson.alviano@ufjf.br.

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Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Cabral, M. M., Oliveira, S. A. de ., & Júnior, W. A. (2024). Saberes matemáticos indígenas no contexto da comunidade Parkatêjê: sentidos da expansão capitalista na região Amazônica pós-1970. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 107–127. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i64172

Número

Sección

Artigos