Considerações sobre a Etnomatemática, a Pedagogia culturalmente relevante e a Justiça Social na Educação Matemática

Autores

  • Milton Rosa Centro de Educacao Aberta e a Distancia (CEAD)Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Daniel Clark Orey UFOP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p145-165

Palavras-chave:

Pedagogia culturalmente relevante, Etnomatemática, Educação matemática, Ação pedagógica, Justiça social

Resumo

Um dos desafios enfrentados internacionalmente pelos sistemas de ensino está relacionado com a quantidade crescente de alunos de origens linguística e culturalmente diversas, fato que chama a atenção de professores e pesquisadores. Haja vista que os campos de conhecimento linguístico e cultural também estão vinculados aos sistemas de ensino tradicionais, há uma urgência crescente em resolver essa incapacidade de atingirmos eficazmente a todos os alunos. Com relação ao contexto de justiça social, é necessário avaliar a incorporação da perspectiva cultural da Matemática em sala de aula, bem como criar as próprias bases para as abordagens etnomatemáticas que se relacionam com os componentes curriculares pedagógicos da Matemática, uma vez que visa desenvolver essa produção de conhecimento. Essa abordagem se concentra na promoção da justiça social e na qualidade da experiência educacional dos alunos. Assim, essa diversidade sociocultural tem crescido em relevância educacional, pois é uma área que busca conectar o cotidiano dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem, que visa promover à humanização dos sistemas de ensino. No contexto da justiça social, é necessário examinar como a Matemática se encontra em todas as culturas e, ao mesmo tempo, baseá-la em pedagogias etnomatemáticas e culturalmente relevantes que possam assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de conhecimento. Então, o principal objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências cotidianas dos alunos no currículo escolar de matemática.

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Biografia do Autor

Milton Rosa, Centro de Educacao Aberta e a Distancia (CEAD)Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor Adjunto I do CEAD na UFOP

Daniel Clark Orey, UFOP

Doutorado em Educação

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

ROSA, M.; OREY, D. C. Considerações sobre a Etnomatemática, a Pedagogia culturalmente relevante e a Justiça Social na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 145 ~165, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p145-165. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61379. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU