O conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) na formação continuada: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii64727Palavras-chave:
Conhecimento Especializado, MTSK, Educação Matemática, Educação BásicaResumo
Este trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de dissertações e teses brasileiras que abordam o conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK). O objetivo do trabalho é compreender de que modo o MTSK, como conhecimento específico, é mobilizado nas pesquisas brasileiras voltadas para formações continuadas de professores de matemática da Educação Básica. Para tanto, realizou-se a RSL, na concepção de Pickering e Byrne (2014), como método de pesquisa, em três bases de dados de pesquisas acadêmicas, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Após as buscas, foram selecionadas oito produções das quais três são dissertações e cinco são teses. A análise dos resultados indicou que cinco das oito produções focam em conhecimentos vinculados ao domínio do Conhecimento Matemático (MK) visto que tratam principalmente da mobilização do conhecimento associado ao conhecimento do conteúdo matemático em si, suas relações e acerca das práticas em matemática. Além disso, mais da metade das pesquisas abordam a formação continuada voltada para conhecimentos especializados de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. Por fim, a crença do professor de matemática evidenciou-se como fundamental na constituição e construção dos conhecimentos docentes, sendo apontada por seis das oito produções inventariadas.
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