Preditores sociodemográficos de atitudes em relação à Matemática
estudo com professores e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.65288Palavras-chave:
Aprendizagem, Matemática, Estudantes, ProfessoresResumo
O processo de ensino aprendizagem da matemática pressupõe a construção de atitudes favoráveis que auxiliem os estudantes no desenvolvimento de autoconceito positivo, autonomia intelectual e prazer pela aprendizagem. Essa investigação tem como objetivo analisar as atitudes positivas ou negativas de professores e estudantes em relação à matemática e como elas são impactadas por variáveis sociodemográficas. Para tanto foi utilizada a Escala de Atitudes em relação à matemática. Foi constituída amostra com 236 participantes de cidades do entorno do Distrito Federal, de ambos os sexos, subdivididos em: estudantes do ensino médio, estudantes de pedagogia, professores da educação básica e professores com pós-graduação em áreas diversas em exercício profissional. A escolaridade foi preditora de atitudes positivas em relação à matemática. Os estudantes do ensino médio e os jovens estudantes de pedagogia foram aqueles que apresentaram maior resistência à matemática. Os professores em exercício e aqueles com pós-graduação tiveram atitudes positivas em relação à matemática. O gênero foi preditor de atitudes negativas em relação à matemática e, do ensino médio à pós-graduação, as mulheres mostraram atitudes negativas frente à matemática. A idade se associou positivamente com as atitudes, indicando que, conforme aumenta a idade, ocorre um aumento nas atitudes dos estudantes, seja positiva ou negativa.
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