Rotação por estações e o conceito de juros compostos
um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66835Palavras-chave:
Rotação por estações, Metodologias Ativas, Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática, Juros CompostosResumo
O presente artigo decorre de uma investigação situada em um contexto formativo com professores de Matemática, o qual focalizou o estudo e a elaboração de uma proposta envolvendo a perspectiva da Rotação por Estações (RE). Objetivamos analisar o que os professores priorizaram e escolheram ao elaborarem uma proposta de estação para abordar o conceito de Juros Compostos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, que contou com a participação de oito professores. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, registros dos participantes e questionário. Após o processo de organização dos dados, a análise do questionário proposto revelou que a maioria dos participantes não conheciam a RE e nenhum a havia utilizado em suas aulas. A partir das análises ressaltamos a importância de os professores possuírem conhecimentos que extrapolam o domínio matemático para a implementação de uma aula que utilize Metodologias Ativas.
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