Rotation par saisons et concept d'intérêt composé : une étude basée sur des propositions préparées par des professeurs de mathématiques

um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de Matemática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66835

Mots-clés :

Rotação por estações, Metodologias Ativas, Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática, Juros Compostos

Résumé

O presente artigo decorre de uma investigação situada em um contexto formativo com professores de Matemática, o qual focalizou o estudo e a elaboração de uma proposta envolvendo a perspectiva da Rotação por Estações (RE). Objetivamos analisar o que os professores priorizaram e escolheram ao elaborarem uma proposta de estação para abordar o conceito de Juros Compostos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, que contou com a participação de oito professores. Os dados foram produzidos por meio de diário de campo, registros dos participantes e questionário. Após o processo de organização dos dados, a análise do questionário proposto revelou que a maioria dos participantes não conheciam a RE e nenhum a havia utilizado em suas aulas. A partir das análises ressaltamos a importância de os professores possuírem conhecimentos que extrapolam o domínio matemático para a implementação de uma aula que utilize Metodologias Ativas.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Morito Neves, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publiée

2025-08-13

Comment citer

Neves, A. P. M., & Tinti, D. da S. (2025). Rotation par saisons et concept d’intérêt composé : une étude basée sur des propositions préparées par des professeurs de mathématiques: um estudo a partir de propostas elaboradas por professores de Matemática . Ensino Da Matemática Em Debate, 12(1), 118–134. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66835