Educação Matemática Financeira

uma abordagem através da resolução, exploração e proposição de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67478

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Resolução, Exploração e Proposição de Problemas, Endividamento

Resumo

A Educação Matemática tem como base a formação de cidadãos capazes de compreender e utilizar a tecnologia, aprimorar a qualidade de vida e participar ativamente na sociedade. No campo econômico muito se discute sobre a educação financeira nas escolas, mas pouco se fala das causas do endividamento. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado. Diante dessa questão levantamos a seguinte pergunta norteadora: E possível abordar de forma efetiva o ensino-aprendizagem de Matemática no contexto do endividamento? O objetivo deste artigo é investigar as potencialidades do ensino de matemática em diferentes contextos relacionados à temática do endividamento. Para isso, utilizaremos metodologia de Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998; 2017). A nossa prática pedagógica estará situada numa perspectiva dialógica, buscando desenvolver um olhar crítico que coloca o educando na posição de sujeito ativo e questionador (FREIRE, 1987; 1997). Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como público-alvo turmas da 3ª série do ensino médio regular de uma escola pública estadual, localizada no município de Soledade, no estado da Paraíba. Na sala de aula, os alunos se organizaram em 7 grupos de cinco, totalizando 35 participantes. Os resultados das atividades mostraram que a Resolução, Exploração e Proposição de Problemas contribuiu para o aprofundamento dos conceitos matemáticos e possibilitou entre os alunos discussões e reflexões a respeito da aplicação dos juros nos de diferentes contextos a serem explorados no mesmo problema.

Biografia do Autor

José Joálisson Alexandrino de Araujo, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM/UEPB. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Ensino de EJA - Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação em Educação Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade - GEPEP/UEPB.

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (1991), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Rio Claro) (1998) e Doutorado em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP) (2008), com estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, University of Georgia, EUA, sob a supervisão do Prof. Dr. Jeremy Kilpatrick. É professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuando na graduação (Curso de Licenciatura em Matemática - DM-CCT) e na Pós-Graduação, como Docente Permanente no PPGECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Profissional (aprovado em 2019) e no Doutorado RENOEN (aprovado em 2020) - Rede Nordeste de Ensino, na área de Ensino de Ciências e Matemática. TEMAS DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO - Experiência consolidada na área de Educação Matemática, todo os seus trabalhos têm como foco o cotidiano e a multicontextualidade da sala de aula, olhados em uma perspectiva crítica e pós-crítica e compreendem os seguintes temas: Pesquisa com o Cotidiano e a Multicontextualidade da Sala de Aula de Matemática; Direitos Humanos, Educação Matemática Crítica e Pós-Crítica; Exploração, Proposição e Resolução de Problemas no Ensino Aprendizagem de Matemática; Educação Algébrica; Uso Crítico-Reflexivo das Tecnologias e Produtos Educacionais; Formação de Conceitos Científicos; Ensino-Aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior; Formação do Professor e do Professor Formador; Pesquisa - Sala de Aula; Teorias e Práticas em Educação Matemática; Metodologias da Pesquisa no Ensino de Ciências e Educação Matemática, Análise do Discurso, Pesquisa Pedagógica e Pesquisa com o Cotidiano. No PPGECEM - UEPB, dentro desse conjunto de temas, orienta trabalhos em Educação Matemática (mestrado e doutorado), distribuídos nas linhas de pesquisas: 1. Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática; 2. Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação; 3. História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática. Parecerista (Reviewer) de periódicos renomados como o JRME (Journal for Research in Mathematics Education, USA) (classificado na lista dos dois melhores periódicos do mundo em Educação Matemática) e de eventos científicos nacionais e internacionais; membro de sociedades científicas profissionais como o NCTM (National Council of Teachers of Mathematics, USA), SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), com participação como Diretor da SBEM-PB (2019-2022). Participação em comissões científicas de eventos acadêmicos, participação em consultoria ad hoc, como Consultoria Capes para análise de APCNs. Acumula atividade intensa em orientação de pesquisa na graduação e na pós-graduação. Participação como conferencista de mesa redonda em eventos regionais, nacionais e internacionais. Tem publicações de destaque, como o artigo ?Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula?, entre outros; Research Report no renomado IGPME (International Group for the Psychology of Mathematics Education), ICME (International Congress on Mathematical Education), NCTM Research Symposium, USA, entre outras atividades. 

Referências

ANDRADE, S. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, exploração e proposição de problemas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1998.

ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio (orgs.). Perspectivas para resolução de Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 355-396.

BARONI, Ana Karina Cancian; HARTMANN, Andrei Luis Berres; CARVALHO, Cláudia Cristina Soares de. Uma Abordagem Crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Curitiba: Appris Editora, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil,1988.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação: Proposta de Diretrizes para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior – DCN – Brasília, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996ª. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf . Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf . Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MEC, 1998b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. + (PCN+) Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Desenvolvido por Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/. Acesso em: 11 jan. 2022.

BIKLEN, S.; BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação. 12. ed. Portugal: Porto Editora, 1994. 336 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Como Citar

Araujo, J. J. A. de, & Andrade, S. de. (2025). Educação Matemática Financeira: uma abordagem através da resolução, exploração e proposição de problemas. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 196–216. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67478

Edição

Seção

Artigos