Educação Matemática Financeira
uma abordagem através da resolução, exploração e proposição de problemas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.67478Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Resolução, Exploração e Proposição de Problemas, EndividamentoResumo
A Educação Matemática tem como base a formação de cidadãos capazes de compreender e utilizar a tecnologia, aprimorar a qualidade de vida e participar ativamente na sociedade. No campo econômico muito se discute sobre a educação financeira nas escolas, mas pouco se fala das causas do endividamento. Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado. Diante dessa questão levantamos a seguinte pergunta norteadora: E possível abordar de forma efetiva o ensino-aprendizagem de Matemática no contexto do endividamento? O objetivo deste artigo é investigar as potencialidades do ensino de matemática em diferentes contextos relacionados à temática do endividamento. Para isso, utilizaremos metodologia de Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998; 2017). A nossa prática pedagógica estará situada numa perspectiva dialógica, buscando desenvolver um olhar crítico que coloca o educando na posição de sujeito ativo e questionador (FREIRE, 1987; 1997). Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como público-alvo turmas da 3ª série do ensino médio regular de uma escola pública estadual, localizada no município de Soledade, no estado da Paraíba. Na sala de aula, os alunos se organizaram em 7 grupos de cinco, totalizando 35 participantes. Os resultados das atividades mostraram que a Resolução, Exploração e Proposição de Problemas contribuiu para o aprofundamento dos conceitos matemáticos e possibilitou entre os alunos discussões e reflexões a respeito da aplicação dos juros nos de diferentes contextos a serem explorados no mesmo problema.
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