Financial Mathematics Education

an approach trhrough resolution, exploration and proposing problems

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67478

Keywords:

Mathematics Teaching, Resolution, Exploration and Proposition of Problems, Indebtedness

Abstract

Mathematics Education is based on training citizens capable of understanding and using technology, improving quality of life and actively participating in society. In the economic field, much is discussed about financial education in schools, but little is said about the causes of indebtedness. This article is an excerpt from a master's thesis.Faced with this issue, we raise the following guiding question: Is it possible to effectively address the teaching-learning of Mathematics in the context of indebtedness? The aim of this article is to investigate the potential of teaching mathematics in different contexts related to the issue of debt. For this, we will use Problem Resolution, Exploration and Proposition methodology (ANDRADE, 1998; 2017). Our pedagogical practice will be situated in a dialogical perspective, seeking to develop a critical look that places the student in the position of an active and questioning subject. (FREIRE, 1987; 1997). Our research is qualitative in nature, targeting 3rd grade regular high school classes at a state public school, located in the municipality of Soledade, in the state of Paraíba. The results of the activities showed that the Resolution, Exploration and Proposition of Problems contributed to the deepening of mathematical concepts and enabled discussions and reflections among students regarding the application of interest in different contexts to be explored in the same problem.

Author Biographies

José Joálisson Alexandrino de Araujo, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM/UEPB. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Ensino de EJA - Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação em Educação Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade - GEPEP/UEPB.

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (1991), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Rio Claro) (1998) e Doutorado em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP) (2008), com estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, University of Georgia, EUA, sob a supervisão do Prof. Dr. Jeremy Kilpatrick. É professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atuando na graduação (Curso de Licenciatura em Matemática - DM-CCT) e na Pós-Graduação, como Docente Permanente no PPGECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Profissional (aprovado em 2019) e no Doutorado RENOEN (aprovado em 2020) - Rede Nordeste de Ensino, na área de Ensino de Ciências e Matemática. TEMAS DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO - Experiência consolidada na área de Educação Matemática, todo os seus trabalhos têm como foco o cotidiano e a multicontextualidade da sala de aula, olhados em uma perspectiva crítica e pós-crítica e compreendem os seguintes temas: Pesquisa com o Cotidiano e a Multicontextualidade da Sala de Aula de Matemática; Direitos Humanos, Educação Matemática Crítica e Pós-Crítica; Exploração, Proposição e Resolução de Problemas no Ensino Aprendizagem de Matemática; Educação Algébrica; Uso Crítico-Reflexivo das Tecnologias e Produtos Educacionais; Formação de Conceitos Científicos; Ensino-Aprendizagem de Matemática na Educação Básica e Superior; Formação do Professor e do Professor Formador; Pesquisa - Sala de Aula; Teorias e Práticas em Educação Matemática; Metodologias da Pesquisa no Ensino de Ciências e Educação Matemática, Análise do Discurso, Pesquisa Pedagógica e Pesquisa com o Cotidiano. No PPGECEM - UEPB, dentro desse conjunto de temas, orienta trabalhos em Educação Matemática (mestrado e doutorado), distribuídos nas linhas de pesquisas: 1. Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática; 2. Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação; 3. História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática. Parecerista (Reviewer) de periódicos renomados como o JRME (Journal for Research in Mathematics Education, USA) (classificado na lista dos dois melhores periódicos do mundo em Educação Matemática) e de eventos científicos nacionais e internacionais; membro de sociedades científicas profissionais como o NCTM (National Council of Teachers of Mathematics, USA), SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), com participação como Diretor da SBEM-PB (2019-2022). Participação em comissões científicas de eventos acadêmicos, participação em consultoria ad hoc, como Consultoria Capes para análise de APCNs. Acumula atividade intensa em orientação de pesquisa na graduação e na pós-graduação. Participação como conferencista de mesa redonda em eventos regionais, nacionais e internacionais. Tem publicações de destaque, como o artigo ?Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula?, entre outros; Research Report no renomado IGPME (International Group for the Psychology of Mathematics Education), ICME (International Congress on Mathematical Education), NCTM Research Symposium, USA, entre outras atividades. 

References

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Published

2025-10-30

How to Cite

Araujo, J. J. A. de, & Andrade, S. de. (2025). Financial Mathematics Education: an approach trhrough resolution, exploration and proposing problems. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 196–216. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67478

Issue

Section

Artigos