Diversidade Representacional do ensino de frações presentes em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental de Jacarezinho/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.69231

Palavras-chave:

Ensino em Matemática, Múltiplas Representações , Ensino Fundamental , Frações

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as Múltiplas Representações abordadas para o ensino de frações em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de escolas e colégios públicos do município de Jacarezinho/PR, durante o período de 2015 a 2024. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e de natureza documental, utilizando a Análise de Conteúdo como referencial analítico. Foram levantadas categorias emergentes como C1 - Conceito de Frações, C2 - Frações Equivalentes, C3 - Comparação de Frações, C4 - Operações com Frações, C5 - Potenciação e Raiz Quadrada, C6 - Probabilidade, Porcentagem e Proporção, e C7 - Problemas envolvendo Frações. As representações foram analisadas como subcategorias, incluindo Língua Natural (S1), Representação Fracionária (S2), Representação Figural (S3), Representação Tabular (S4), Representação Egípcia (S5), Representação Contextualizada (S6) e Representação Gráfica (S7). Em termos gerais, as representações fracionárias e figurais, combinadas com a Língua Natural (S1), representaram 23,6% dos registros, seguidas pela Representação Contextualizada (S6) com 17,9%, pela Representação Gráfica (S7) com 6,6%, pela Representação Tabular (S4) com 2,8% e pela Representação Egípcia (S5) com 1,9%. Observou-se que as proporções apresentadas nas subcategorias foram identificadas em 78,3% dos livros didáticos adotados em sala de aula entre 2015 e 2024.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Bueno, A. Y. F. ., da Rocha, A. C., Genoario, R. M., & Sanzovo, D. T. . (2025). Diversidade Representacional do ensino de frações presentes em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental de Jacarezinho/PR. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 164–181. https://doi.org/10.23925/2358-4122.69231

Edição

Seção

Artigos